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semana literária 2016

 

A cultura popular e a alma brasileira nas Semanas Literárias 2016

As Semanas Literárias de 2016 da Projeto Vida acontecerão entre os dias 25 e 29 de abril, para os pequeninos da Unidade Infantil, e entre 09 a 13 de maio, para os alunos da Unidade Fundamental. Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e a Sabedoria Popular, será o tema das Semanas Literárias, um período de imersão para toda a comunidade Projeto Vida na biografia e nas obras destes dois gigantes das letras brasileiras.

Se tivermos em consideração dois princípios pedagógicos da Projeto Vida, a ampliação e a valorização da cultura brasileira e da diversidade cultural, que podem ser compreendidos como as diversas formas de ser brasileiro e a extraordinária diversidade cultural do Brasil, então, a escolha dos autores não poderia ser mais adequada. O contato dos alunos com os escritores homenageados irá expor todos à sabedoria popular e às diversas dimensões da alma brasileira, assim, atribuirão significado às atividades propostas.

O elemento que une Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30.12.1898 – Natal, 30.07.1986) e Ricardo Azevedo (São Paulo, 1949) é o interesse pela pesquisa e estudo do universo da cultura popular brasileira. Considerado o maior pesquisador do folclore e da cultura popular brasileira, Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista, tornou-se conhecido internacionalmente por seus estudos pioneiros. O escritor, ilustrador, compositor e pesquisador, Ricardo Azevedo, desenvolve de maneira original novas formas de contar as narrativas populares, lendas folclóricas, advinhas, frases feitas, quadras, receitas culinárias e outras formas de expressão oral. Profícuos, ambos os escritores possuem em suas bibliografias mais de 100 livros publicados; algumas das obras se tornaram clássicos da literatura popular e infantojuvenil.

Em conversa com o Grupo de Comunicação da Projeto Vida, uma das fundadoras e diretora da Unidade Infantil, Mônica Padroni, fala sobre o lugar central que a formação de leitores ocupa no projeto da escola: “A formação do leitor é um aspecto prioritário em nosso projeto pedagógico, então, 'perseguir' um ou mais autores, fazendo com que toda a escola o estude é uma das ações nesse sentido. Nessa perspectiva, formar o leitor literário é muito diferente do que ensinar literatura. Os alunos vão criando uma intimidade com autores e obras.”

Em entrevista ao Grupo de Comunicação, Elisabete Vecchiato – a Bete, e Elenice Rodrigues, respectivamente, coordenadora cultural e a assessora de língua portuguesa da Projeto Vida, falam com paixão sobre a idealização e a organização das Semanas Literárias e atividades que antecedem o evento cultural. Em sintonia há 11 anos, período que trabalham juntas na Projeto, Bete e Elenice já desenvolveram diversas iniciativas culturais e pedagógicas em torno das Semanas Literárias, autores e literatura.

Bete esclarece que, “o estudo dos autores homenageados é curricular, ou seja, desde o início do ano letivo os alunos têm contato com os autores, através de estratégias pedagógicas adaptadas à necessidade de cada série.” As Semanas Literárias são o ponto alto do trabalho desenvolvido pelos alunos, sob orientação dos professores, a respeito da biografia e obras de Câmara Cascudo e Ricardo Azevedo. Nesse contexto a formação de professores conduzida por Elenice interferiu de maneira direta na concepção e criatividade dos projetos em curso. Os pais também irão participar da descoberta dos autores com seus filhos, a partir de atividades que serão encaminhadas para casa. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão divulgados aos pais via ClassApp e Facebook.

Mas a diversão e o trabalho em torno dos autores não cessam após as Semanas Literárias, como diz Elenice: “Os alunos continuam lendo obras desses autores, ou por escolha pessoal ou por meio de mediação dos professores, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento do comportamento leitor: ler para comentar, ler para refletir, ler para indicar a leitura, ler para trocar impressões. Posteriormente, a leitura desses autores passa a ser incorporada ao trabalho de leitura que ocorre como atividade permanente.”

Em síntese, o resultado das Semanas Literárias é a sistematização do conhecimento produzido e a apresentação dos trabalhos pelos alunos, sem esquecer da genuína e intensa troca de conhecimento entre todos. Afinal, a construção do conhecimento é uma ponte a ser arquitetada coletivamente, resultado da ação e da interação do aluno com o ecossistema Projeto Vida.

Renato Rocha Mendes
Grupo de Comunicação Escola Projeto Vida

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casa de vidro inaugura os 25 anos da projeto

Entrevista com a arquiteta Adriana Zanetti

No ano em que se celebra os 25 anos da Projeto Vida, os alunos da Unidade de Educação Infantil ganham um novo espaço: a Casa de Vidro. A arquitetura sustentável e inteligente do projeto teve assinatura da arquiteta Adriana Zanetti, inspirada pelas conversas, ideias e conceitos pedagógicos discutidos com as fundadoras e diretoras da Projeto Vida, Mônica Padroni, Silvia Elayne e Lêda Cruz.

> Veja a entrevista completa!
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Curso de Férias - Janeiro de 2016
Unidade de Educação Infantil e 1º Ano

 

Programação de férias - Janeiro/2016

 

Semana de 5 a 8 de janeiro

Terça-feira - 05/01

Manhã: Recesso
Tarde: Território com utilização de balança: O que pesa mais?

Quarta-feira - 06/01

Manhã: Oficina de meleca com panelinhas e potes
Tarde: Receita caseira de geleca

Quinta-feira - 07/01

Manhã: Criando esculturas com argila e gravetos
Tarde: Mistura de líquidos para brincadeira sensorial

Sexta-feira - 08/01

Manhã: Território de transporte com bolinhas e canos condutores
Tarde: Receita de massinha perfumada com ervas - lavanda, hortelã.

 

Semana de 11 a 15 de janeiro

Segunda-feira - 11/01

Manhã: Criações com anelina e conta-gotas
Tarde: desenhos com tinta "cai do céu"!

Terça-feira - 12/01

Manhã: Elementos na areia, muitas possibilidades
Tarde: Sementes precisam de luz.

Quarta-feira - 13/01

Manhã: Lugar para semear a criatividade
Tarde: SAÍDA AO HORTO FLORESTAL*
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

Quinta-feira - 14/01

Manhã: Pintura espirrada com barbante
Tarde: Escultura com massinha que brilha no escuro

Sexta-feira - 15/01

Manhã: Bambolês divertidos

Tarde: Caixas que se transformam

 

Semana de 18 a 22 de janeiro

Segunda-feira - 18/01

Manhã: Território de construção com materiais da natureza
Tarde: Arte na árvore

Terça-feira - 19/01

Manhã: Pintura com água em tela com terra
Tarde: Esguicho colorido

Quarta-feira - 20/01

Manhã: Plantio de leguminosas e invenção de um cenário com elementos da natureza
Tarde: SAÍDA AO SESC*
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

Quinta-feira - 21/01

Manhã: Globos de natureza
Tarde: Varal de jornal para brincar com o vento

Sexta-feira - 22/01

Manhã: Vamos deixar marcas?
Tarde: Tecendo materiais da natureza

 

Semana de 26 a 29 de janeiro

Terça-feira - 26/01

Manhã: As formas de Kandisky
Tarde: Mandalas inspiradas em Kandinsky

Quarta-feira - 27/01

Manhã: Fôrmas e formas
Tarde: Produzindo a partir da apreciação

Quinta-feira - 28/01

Manhã: A árvore dos círculos
Tarde: Composição com materiais recicláveis

Sexta-feira - 29/01

Manhã: Escultura de jornal
Tarde: Desenhando com linhas de lã

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

HORÁRIOS
Manhã – das 8h às 12h / Tarde: das 13h às 17h.
Horários especiais: sob consulta.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da Educação Infantil da Escola Projeto Vida.
Convidados: crianças de 2 a 6 anos - contratação mínima: 5 dias. Vagas limitadas.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas, até 09/12, na Secretaria da Unidade de Educação Infantil.

ALMOÇO
Um cardápio balanceado e saudável, desenvolvido sob a supervisão de uma nutricionista. Valor incluso no pacote (exceto para período de 4 h).

LANCHE
Serão organizados cafés da manhã e da tarde, com variedade de alimentos sugeridos pelas nutricionistas, para que as crianças acompanhadas dos responsáveis possam montar o próprio lanche. Valor incluso no pacote. A partir de 7 horas, estão inclusos 2 lanches.

PASSEIOS (*)
Os passeios serão cobrados à parte no ato da contratação do curso de férias, independente do valor da diária e dependerão do número de alunos inscritos e condições climáticas. Os alunos da Projeto deverão estar uniformizados e os convidados utilizando camiseta branca. Para participação dos convidados no Passeio, será necessário a frequência de no mínimo 5 dias no curso de férias vigente, por conta da adaptação das crianças.
Nos dias de passeio, as crianças de 4 a 6 anos não terão outra atividade. Sendo assim, as que não participarem não poderão vir à escola.

 

TABELAS DE VALORES

 

tabela de valores
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