curso-de-ferias-2015

Curso de Férias - Janeiro de 2015
Unidade de Educação Infantil e 1º Ano

 

FÉRIAS! TEMPO DE NOVAS EXPERIÊNCIAS

 

Programação de férias - Janeiro/2015

 

Semana de 5 a 9 de janeiro

Segunda-feira - 05/01

Manhã: Recesso
Tarde: Recesso

Terça-feira - 06/01

Manhã: Recesso
Tarde: Brincadeiras da tradição oral no parque

Quarta-feira - 07/01

Manhã: Gostosuras de férias: sorvete divertido
Tarde: Pintura com diferentes elementos

Quinta-feira - 08/01

Manhã: Oficina de colagem
Tarde: Descobrindo sons com Tiquequê e Barbatuques/ Oficina de construção

Sexta-feira - 09/01

Manhã: Brincadeiras de esconder no quintal

Tarde: Piquenique no Horto Florestal (*)
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

 

Semana de 12 a 16 de janeiro

Segunda-feira - 12/01

Manhã: Teatro de sombras
Tarde: Construção de brinquedos para brincar na areia

Terça-feira - 13/01

Manhã: Desenho com intervenção
Tarde: Oficina de luz e sombra

Quarta-feira - 14/01

Manhã: Brincadeiras da tradição oral
Tarde: Gostosuras de férias: Biscoitos divertidos

Quinta-feira - 15/01

Manhã: Cabanas no quintal e passeio no pônei
Tarde: Oficina de jogos com regras (trazer de casa um jogo)

Sexta-feira - 16/01

Manhã: Bolas e sombras

Tarde: Saída ao Cinema (*)
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

 

Semana de 19 a 23 de janeiro

Segunda-feira - 19/01

Manhã: Desenho na entretela com areia
Tarde: Oficina com luz negra

Terça-feira - 20/01

Manhã: Baú de histórias/ confecção de máscaras
Tarde: Oficina de Yoga

Quarta-feira - 21/01

Manhã: Brincadeiras em construção: panos, cordas, bolas e caixas
Tarde: Brincadeiras com bolhas de sabão

Quinta-feira - 22/01

Manhã: Contação de história na biblioteca (**)
Tarde: Saída ao SESC (*)
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.
(**) Atividade na Unidade do Fundamental, com transporte gratuito, apenas para crianças de 4 a 6 anos.

Sexta-feira - 23/01

Manhã: Oficina de construção: caleidoscópio
Tarde: Gostosuras de férias - bolo de caneca

 

Semana de 26 a 28 de janeiro

Segunda-feira - 26/01

Manhã: Produção de melecas
Tarde: Contação de história na biblioteca(**)
(**) Atividade na Unidade do Fundamental, com transporte gratuito, apenas para crianças de 4 a 6 anos.

Terça-feira - 27/01

Manhã: Oficina de cupcake
Tarde: Oficina de colagem com tecidos

Quarta-feira - 28/01

Manhã: Desenho com gelo colorido
Tarde: Brincadeiras de faz de conta

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

HORÁRIOS
Manhã – das 8h às 12h / Tarde: das 13h às 17h. Horários especiais – sob consulta.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da Educação Infantil da Escola Projeto Vida.
Convidados: crianças de 2 a 6 anos - vagas limitadas. Contratação mínima 3 dias.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas, até 17/12, na Secretaria da Unidade de Educação Infantil, via agenda ou pelo e-mail: secretariainfantil@projetovida.com.br.

ALMOÇO
Um cardápio balanceado e saudável, desenvolvido sob a supervisão de uma nutricionista. Valor incluso no pacote (exceto para período de 4 horas).

LANCHE
Serão organizados cafés da manhã e da tarde, com variedade de alimentos sugeridos pelas nutricionistas, para que as crianças acompanhadas dos responsáveis possam montar o próprio lanche. Valor incluso no pacote.

PASSEIOS
Os passeios serão cobrados à parte, independente do valor da diária e dependerão do tempo e do número de alunos inscritos. A adesão deverá ser realizada impreterivelmente com um dia de antecedência à saída. Os alunos da Projeto deverão estar uniformizados e os convidados utilizando camiseta branca.
Nos dias de passeio, as crianças de 4 a 6 anos não terão outra atividade. Sendo assim, as que não participarem não poderão vir à escola.

 

TABELAS DE VALORES

 

tabela de valores
copa-diggio-e-copa-bola-2014

copa diggio e copa bola 5

A Escola Projeto Vida parabeniza os alunos pelos resultados nos campeonatos entre escolas que ocorreram durante o ano e que finalizaram neste final de semana.

COPA DIGGIO – FUTSAL SUB 14 MASCULINO- 1º lugar
COPA BOLA 5 – SUB 14 MASCULINO- taça ouro- Campeão
COPA BOLA 5 – SUB 10 MASCULINO- taça prata- Vice Campeão

 

foto-1-copa-diggio-e-copa-bola-2014 foto-2-copa-diggio-e-copa-bola-2014

 

projeto-revista-8-ano-2014

projeto revista 8ºs anos

Bem-vindos à revista virtual Eleitores Contemporâneos, produzida pelos alunos dos 8ºs anos. O exemplar deste ano traz uma série de reportagens sobre um tema importantíssimo para a sociedade brasileira: a política. A discussão de tal temática se fez necessária frente às Eleições de 2014, pois exercer o direito democrático demanda dos cidadãos uma postura politizada.

A revista Eleitores Contemporâneos apresenta uma mudança em relação às revistas anteriores: é o primeiro exemplar a ser produzido integralmente no formato virtual para tablets, computadores e smartphones. Essa transformação de formato estabelece interatividade com os leitores.

Convidamos a todos a navegarem pelas páginas da revista e a lerem o que pensam nossos jovens sobre a situação política do nosso país.

 

projeto revista

O Projeto Revista pretende aproximar os alunos do 8º ano de textos jornalísticos, a fim de desenvolver a postura de leitores e de estudar recursos discursivos típicos da reportagem, da entrevista e da propaganda.

Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos realizaram leituras e analisaram a linguagem e a estrutura desses gêneros jornalísticos, para que, posteriormente, pudessem aplicar tais conhecimentos na produção desta revista. Ademais, foram realizadas diversas oficinas de escrita e informática e, além disso, muitas pesquisas e entrevistas embasaram as reportagens.

O resultado final deste trabalho é um periódico maduro, que apresenta uma visão crítica e profunda sobre a política no Brasil: sua história e como ela influenciou o desenvolvimento e as transformações sociais no país.

> ver revista

Boa leitura!

 

contos-de-amor-lp-7-anos

Contos de amor – LP - 7ºs anos

Os alunos dos 7ºs anos leram contos de amor e a consagrada obra da literatura universal “Tristão e Isolda”. Motivados por esse clima de romance, escreveram contos de amor encantadores e apaixonantes. Além da ampliação dos conhecimentos sobre elementos narrativos, estudamos a construção da ambientação desses contos. Para isso selecionaram o tempo e o local onde gostariam de ambientar suas histórias. Fizeram pesquisas sobre como seria viver nessa época e nesse local para projetarem suas personagens da forma verossímil à realidade. Em seguida, escreveram suas histórias usando uma ferramenta tecnológica de escrita colaborativa, o titanpad.

Escolheram divulgar suas histórias românticas oralmente, usando programas adequados para a gravação de voz. Neste momento, vimos a importância de trabalhar a leitura expressiva com foco na entonação e no ritmo da fala.

Agora convidamos a todos a ouvirem essas histórias de amor juvenis e a entrarem um sorrateiramente no mundo imaginário de nossos iniciantes autores.

> ver contos

 

blog-de-lp-6-anos-espalhafatos

Blog de LP – 6ºs anos – Espalhafatos

Ao longo deste ano os alunos dos 6ºs anos escreveram relatos, contos e realizaram comentários literários. Em paralelo a tudo isso, refletiram sobre a linguagem adequada para ser usada em um blog escolar: adequação sobre o nível de informalidade, seleção de expressões apropriadas para comentar os posts dos colegas. O procedimento de revisar textos foi uma constante durante as aulas, favorecendo que o trabalho de língua efetivasse o movimento de refletir sobre, usar o conhecimento e voltar a refletir para construir conceitos. Outro exercício fundamental para escuta, negociação e, principalmente, argumentação, foi a escolha coletiva de alguns textos que representariam a turma.

Agora convidamos a todos a lerem essas escritas de nossos pequenos “blogueiros”. Contamos com a participação de todos com comentários!

> ver blog

 

mostra-cultural-2014

Brasilidades
exposição e oficinas de Arte e Cultura

 

Ao longo deste ano, ao invés da nossa tradicional Mostra Cultural, optamos por realizar encontros com as famílias, compartilhando alguns trabalhos e projetos dos alunos do Ensino Fundamental I e II. Através das reuniões sobre saídas pedagógicas, estudos do meio e saraus poéticos, estamos mostrando os percursos realizados pelos alunos, tanto individual como coletivamente, favorecendo a observação com mais profundidade e conhecendo, com detalhes, as etapas que compõem os temas estudados.

Algumas séries já apresentaram seus trabalhos para as famílias e outras apresentarão até o final do ano, respeitando o desenrolar de cada projeto.

“Brasilidades” será uma exposição de alguns dos trabalhos realizados em Arte pelos alunos do Ensino Fundamental I e II, com várias oficinas artísticas para pais e alunos, momentos de interação e aprimoramento cultural para todos.

Para ilustrar a proposta, neste evento, juntamos um projeto da área de História estudado pelos 9ºs anos, a Ditadura Militar, momento político marcante na história do nosso país, e os contos de Machado de Assis em fotonovelas e radio novelas.

Venham prestigiar os trabalhos dos seus filhos e desfrutar de uma prazerosa manhã cultural.

Contamos com a participação de todos!

 

25/10- sábado, das 9h às 14h
Unidade Fundamental

 

Programação

Artes Visuais - Fundamental I

 

QUEM O QUE ONDE
2º ANO Exposição: Figura Humana: movimento, desenho e diferentes formas de representação. Entrada principal
3º ANO Teatro de sombras: estudos sobre luz e sombras

Vivências com teatro de sombra
Profº Guilherme, alunos do 3º ano
Sala 13
4º ANO Exposição fotográfica:
Equadramentos; um olhar sobre a escola
Quadrinha
5º ANO Exposição de telas:  Paisagens Entrada Principal
ESCOLA INTEGRADA Exposição: artesanato regional Quadrinha

 

Artes Visuais, História e Lingua Portuguesa- Fundamental II

ANO ATIVIDADE LOCAL
6º ANO Exposição de Xilogravuras:  O povo brasileiro

Oficina de impressão: Profª Luana e alunos dos 6ºs anos
Quadrinha

Horários por grupos  conforme comunicado enviado.
7º ANO Arte engajada/painéis: Viver em
São Paulo

Artista Serejo e alunos dos 7º anos
Oficina de arte urbana/lambe-lambe/ construção de painel coletivo
Quadrinha em frente ao atelier e refeitório

Quadrinha em frente ao atelier *Horários de participação dos alunos conforme combinado com a professora Luana.
8º ANO Registros e legendas poéticas Jardim da Biblioteca
9º ANO Vídeos e exposições: Ditadura Militar

Fotonovela e radionovela:  Contos do Machado de Assis
Salas 10,11 e 12

Sala 9

 

Música- Apresentações e oficina - Fundamental I

  • Os alunos devem chegar com 15 minutos de antecedência para as apresentações.
QUEM HORÁRIO O QUE ONDE
2º A e B 9h – 9h30 Homenagem a Dorival Caymmi
(Canção da partida, O que é que a Baiana tem? Eu não tenho onde morar)
Biblioteca
2º  C e D 9h30-10h Homenagem a Dorival Caymmi (Canção da partida, O que é que a Baiana tem? Eu não tenho onde morar) Biblioteca
3º anos e 4ºs anos
Manhã e tarde
10h30- 11h30 Oficina de maracatu com a profª Nenê, alunos dos 3ºs e 4ºs anos, pais e integrantes do Grupo Maracatu Toró Quadra
5º A e B 12h30-13h Homenagem a Dorival Caymmi
(Pescaria, Maracangalha, Canção da partida)
Biblioteca
5º C e D 13h-13h30 Homenagem a Dorival Caymmi (Pescaria, Maracangalha, Canção da partida)

Biblioteca

 

Teatro

QUEM HORÁRIO O QUE ONDE
9º ANO 11h30- 12h30
*Concentração: 11h na quadra descoberta
Intervenção teatral sobre a Ditadura Militar.
*Os alunos deverão usar camiseta amarela (qualquer uma que tenham)
Quadra

 

  O QUE HORÁRIO ONDE
 OUTRAS ATRAÇÕES
  • Capoeira: Grupo de alunos do curso complementar  de capoeira do profº Jair (2º ao 5º ano) Aberto para pais e alunos que queiram entrar na Roda de Capoeira.
13h30– 14h Quadra
  • Oficinas de Brincadeiras Brasileiras Professores de Ed. Física. Participação livre.
9h- 10h30
12h30-13h30
Quadra
  • Contação de História com Juliana Bonito
10h30- 11h30 Biblioteca
  • Grupo de Maracatu Toró
10h30-11h30 Quadra/pátio
  • Brechó do 9º ano
  sala de música
Livraria Cortez com exposição de xilogravuras e Cordel   quadrinha

 

Encerramento do 9º ano:

Com o objetivo de arrecadar fundos, a comissão de pais e alunos do 9º ano ficará responsável pelo Brechó e Barraca de doces.

Encerramento do 9º ano: Como opção gastronômica, teremos: lanche natural, sorvete, pão de queijo, frutas com chocolate, batata frita, cachorro quente, sucos e Delícias do milho.

teatro-9-ano-2014

teatro do 9ºano 2014

o 9º ano apresenta: Vampíria

 

O Processo

Este ano, os alunos do 9º ano construíram o trabalho a partir da livre adaptação do texto teatral Vampíria, criado por Aloízio de Azevedo, conhecido como Tacus. Antes de optarem por este texto, leram Piramo e Tisbe, peça de Vladimir Capella e Eduard mãos de tesoura, filme de Tim Burton.

A adaptação de Vampíria foi feita nas aulas de dramaturgia, depois da leitura e das discussões dos textos nas aulas de Língua Portuguesa. O resultado final foi uma escrita coletiva criativa e recheada de humor.

Paralelamente à construção do texto, os alunos passaram por duas oficinas: teatro e música. Após alguns meses, cada qual escolheu a área preferida para trabalhar no espetáculo.

Os alunos que optaram pela representação, trabalharam jogos teatrais, improvisações e em como se expressa corporalmente o entendimento do texto, construindo cada cena.

Optantes pela música estão criando sua forma sonora, a partir do “clima” da peça.

Outras áreas da encenação foram oferecidas aos alunos em oficinas optativas: criação dos figurinos, cenografia, adereços, cartazes, folders e camisetas.

 

Sobre a peça

“VAMPÍRIA” é uma comédia que conta a história da última família de vampiros da Transilvânia que, em virtude de sua decadência, são explorados pelo Presidente tirano da Valáquia e obrigados a trabalharem como uma atração turística bastante rentável, engordando os cofres do Governo.

A família VOIVODA deposita em seu filho caçula, Horloc, as suas últimas esperanças para salvá-la e perpetuar a linhagem dos VLAD TEPES. A peça foi adaptada pelo Prof. Armando Liguore e pelos alunos do 9º ano, que acrescentaram uma visão adolescente sobre o tema “vampiros”. A peça trata de relações familiares, governos autoritários e mudanças no mundo pela ótica adolescente.

“Uma comédia rock and roll na veia!”

Bom divertimento!

 

Música/ Trilha sonora

Prof. Ricardo Zohyo

Alunos: Nilos Joannis Karavitis, Pedro Dalseno Garcia, Julia Ferreira Resende, Nicolas Nordi Lopes, Fernando Boaventura Motta, Luccas Henrique Marques Bejarano, Tomás Rodrigues Alvares de Almeida Amaral, Marcelo Yamato Deyrmendjian, Lucas Quispe Zanchetta, Pedro Ramos Lopes Magri, Gustavo Goes Xavier, André Cortese, Vitoria Vicentini, Tito Pedro Mascellani, Pedro Modenesi Moraes, Roberta Pereira Ares.

 

Elenco 2 – apresentações 01 e 03/outubro

Carolina Benelli Baptista
Julianno Mori Kondo
Guilherme Rosa Dobon
Gabriel Candido de Mattos
João Ricardo Prade Rezende
Beatriz Gomes Barbosa
Vinícius Pinto Leite
Bruno Rodrigues Vecchiato
Luan Fazza Teixeira
Arthur Moretti Gonçalves
Jennifer Paciência de Deus
Isabella Machado Diniz
Roger Moreira Alho
Renata Mendonça dos Santos
Lucca Bertolucci Sobral
Roberta Pereira Ares
Bruna Pinheiro Sampel
Gabriel Ferraz Bargieri
Carolina Rocha Guazzelli
Ligia Modenesi Moraes
Bruna Palomera Ferrarini Spinola
Zack Dubinskas Marques Severino
Marina Silva Alves Feijó
Branca Rodante Vicente
Leonardo Marcellon Bonadio
Isabella Jardim Borges
Maria Eduarda Coriliano Yasbek
Luísa Segalla de Carvalho
Manuela Camargo de Menezes
Brunna Aguiar Rossi
Giulia Cavalcante Gomes

 

Elenco 1 – Apresentações dias 02 e 04 de outubro

Isabella Midori Mello de Souza
Stephanie Conrado da Silva
Laís Lima Paschoal
Marina Gonçalves Fodra
Felipe Innocencio Moreno
Martim Aratangy Kessler
Leonardo Pinheiro Fonseca
Fernando Nascimento Verissimo
Kenjiro Igarashi Ascencio
Ana Clara Giustino Jorge
Gabriel Peres Souza Santos
Vinicius Toscano Araujo
Arthur Vasconcellos Pacheco Weiss
Laura Ferrari Vieira
Diego Peres Ávila
Maria Clara Fernandes Coimbra
Jade Kaori Fernandes Seguchi
Marina Ponce Garcia
Vitoria Huhn Scabelli dos Santos
Camila Butinhão do Nascimento
Luiza Badra de Albuquerque Maranhão
Pamelah Hikari Higa
Viviane Hernandez Calciolari
Ana Luiza Infante Malachias
Hassan Mohamad Vilela
Gabriel Igor de Santana
João Gabriel Sakayan Vieira de Melo
Mariana Carneiro Rabadan
Isabella Ferranda Silva
Angelo Sapiense Vespasiano
Julia Harano Alves
Isabella Andrade Summa
Pedro Ramos Lopes Magri
Talita Leme Greco
Laura Lisboa de Freitas
Bruna Aguiar Rossi

 

Ficha Técnica

Teatro e direção geral: Prof. Paulo de Moraes
Música (trilha sonora): Prof. Ricardo Zohyo
Assistente de direção e jogos teatrais: Profa. Danielle Farnezi
Profs. de Língua Portuguesa: Elenice Rodrigues Souza e Silva e Rodrigo F. de Lima
Cenografia e adereços: Prof. Eduardo Mena
Estagiário: Ricardo Oshiro
Auxiliar de teatro: Ex-aluno Felipe Del Guercio
Apoio camarins: Gabi Moraes
Arte final: Kurt Kreuser
Luz: Sergio Espanhol
Costureira: Leci de Andrade
Coordenação geral: Elisabete G. R. Vecchiato

 

Apresentações

As apresentações serão no Espaço Cultural Projeto Vida, com ENTRADA EXCLUSIVA PELA ARTUR DE OLIVEIRA, 225. Não será permitida a entrada pela Waldemar Martins.
A apresentação do convite é imprescindível para a entrada.

Datas e horário dos espetáculos:

 

Elenco 2 (turmas de quinta-feira)
todos do elenco: teatro e música
01/10 estréia (quarta-feira) 20h
03/10 (sexta-feira) 20h
Elenco 1 (turmas de terça-feira)
todos do elenco: teatro e música
02/10 Estréia (quinta-feira) 20h
04/10 (sábado) 18h

 

english-week

english week - educação infantil e ensino fundamental

Nesse segundo semestre realizamos nossa primeira English Week, evento que possibilitou aos alunos utilizarem a língua em situações reais e em diferentes contextos, um contato maior com o idioma e diferentes atividades.

Além de estudar o idioma como um objeto, conhecendo seu vocabulário e conjunto de regras, os alunos são incentivados a utilizar a língua inglesa como ferramenta para acessar conhecimentos de outras áreas a partir de discussões, leituras ou vídeos, na comunicação entre a professora e os alunos e em outros contextos fora de sala de aula.

Veja abaixo as atividades promovidas:

Educação Infantil:

  • Brincadeiras típicas de países falantes de língua inglesa;
  • Atividades entre grupos;
  • Sessão de cinema;
  • Leitura de histórias;
  • Músicas em inglês.

Confira aqui alguns momentos da semana.
> ver fotos

 

Ensino Fundamental I e II:

  • Brincadeiras típicas de países falantes de língua inglesa;
  • Músicas e curiosidades sobre países falantes de língua inglesa para os alunos do Ensino Fundamental II;
  • Exibição de curtas e documentários durante o recreio e “movie session” para os alunos do 4º ano;
  • Leitura de trechos de grandes clássicos da literatura de língua inglesa para os alunos do Ensino Fundamental II;
  • Exibição dos postcards escritos pelo 5º Ano;
  • Biblioteca: exibição dos livros em inglês do acervo da escola, story time;
  • Educação Física: os alunos experimentaram esportes de países falantes de língua inglesa;
  • Refeitório e Cantina: cardápio em inglês, “picture dictionary” realizado pelos alunos do 2º ano;
  • Sinalização em inglês.

Para proporcionar aos alunos uma imersão maior na língua inglesa e a oportunidade de utilizá-la em um contexto fora do ambiente escolar, os alunos do 3º ano foram ao English Camp e os alunos do 4º e 5º ano, nesse 2º semestre, participarão de um Day Camp.

Acesse aqui alguns registros das atividades realizadas (fotos do fund I e II)
> Ver fotos

cidades-sede-da-copa

alunos do 5º ano dão aos turistas informações sobre cidades-sede da copa

 

Durante o 1º semestre, os alunos do 5º ano trabalharam com o tema "Travelling". Durante o trabalho assistiram vídeos e leram travel guides sobre diversos lugares. No último mês, pesquisaram sobre as cidades-sede para poder compartilhar as informações com os turistas que visitam o país. Veja o resultado desse trabalho.

=> "Host Cities - World Cup 2014 - Y5 A/B"

=> "Host Cities - World Cup 2014 - Y5 C/D"

torcedores-estrangeiros

alunos da projeto vida dão dicas aos torcedores estrangeiros

 

Com a vinda de muitos estrangeiros para a Copa do Mundo, foi proposto aos alunos de 8°ano que dessem conselhos para as torcidas dos países falantes de espanhol. Foi uma excelente oportunidade para contextualizar a gramática e ao estudar o imperativo, os alunos descobriram que os jovens espanhóis utilizam o pronome VOSOTROS e que os hispanoamericanos utilizam USTEDES e, portanto, as terminações verbais são diferentes.

Com o aplicativo PADLET eles fizeram um mural para cada torcida com dicas de passeios, comidas, e de cuidados durante sua estadia no Brasil.

http://pt-br.padlet.com/mclaudiafmartin/espanha8B

http://pt-br.padlet.com/mclaudiafmartin/hispanoame8B

http://pt-br.padlet.com/mclaudiafmartin/espanha8C

http://pt-br.padlet.com/mclaudiafmartin/hispanoame8C

curso-de-ferias-fundamental-julho-2014

Curso de Férias - Julho de 2014
fundamental I

 

1, 2, 3... FÉRIAS!

Organizamos algumas atividades para os dias 30/06, 01, 02 e 03 de julho, a fim de proporcionar momentos diferenciados de convivência entre alunos de várias faixas etárias.

A programação é composta por saídas para diferentes locais, coordenadas por monitores e funcionários da escola, com atividades recreativas e culturais.

A programação está dividida por dia e os alunos poderão escolher as datas e as atividades que mais lhe interessarem.

As atividades são estendidas aos parentes e amigos dos alunos da mesma faixa etária que não estudam na Escola Projeto Vida.

 

Programação

 

Segunda-feira - 30/06
Parque da Juventude e Boliche

Brincadeiras recreativas variadas, utilização da estrutura do local, rodas cantadas, grande jogo e piquenique. No período da tarde boliche.
Local: Parque da Juventude e boliche (Center Norte)
Valor: R$ 110,00 (inclui transporte, ingresso, monitoria, acompanhantes e piquenique)
Horário: das 9h às 17h
Nº mínino de participantes: 10
Máximo: 45
*Levar dinheiro para almoço – sugestão: R$30,00

 

Terça-feira - 01/07
Horto Florestal e Cinema

Jogos e brincadeiras utilizando toda estrutura do Parque e no período da tarde cinema.
Local: Horto Florestal e Cinema no Santana Parque
Valor: R$100,00 (Inclui transporte, ingresso, acompanhantes, monitoria e lanches para piquenique)
Horário: das 9h às 17h30
Nº mínino de participantes: 10
Máximo: 45
*Levar dinheiro para almoço e pipoca

 

Quarta-feira - 02/07
Oficinas e jogos na Projeto Vida

Pintura, teatro, brincadeiras e jogos como o OMNIKIN: Jogo canadense de três equipes cujo objetivo é atingir uma bola gigante ao chão chamando o nome da equipe adversária.
Valor: R$110,00 (inclui lanche manhã / almoço e lanche tarde)
Horário: das 9h às 17h
Nº mínino de participantes: 10

 

03/07 - quinta-feira
Acampamento na PV

Atividades de convivência, grande jogo com lanternas, pizza e fogueira com histórias e aventuras.
Local: Escola Projeto Vida, Unidade Fundamental
Valor: R$115,00 (incluso noite da pizza, lanche da noite e café da manhã)
Horário: das 20h do dia 03/07 às 10h do dia 04/07.
Enxoval: Trazer colchão ou saco de dormir, cobertor, travesseiro, lanterna, pijama e material de higiene pessoal.
Nº mínino de participantes: 15

 

tabela de valores

 

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO

Na adesão a todas as saídas da semana o pagamento pode ser feito em 2 vezes. Caso o pagamento seja à vista, oferecemos 10% de desconto.

Inscrição: Enviar a ficha anexa e o pagamento aos cuidados de Filomena ou a solicitação de participação através do e-mail: filomena@projetovida.com.br

As inscrições podem ser feitas até 1 dia antes da saída.

  • Caso o participante não seja aluno da Projeto Vida, deverá trazer cópia do RG e preencher a ficha médica que será entregue antes da saída.

Ficha de Inscrição

 

curso-de-ferias-julho-2014

curso de férias - julho de 2014
educação infantil e 1º Ano

 

TEMPO DE BRINCAR E FAZER NOVOS AMIGOS!

Preparamos para o mês de Julho uma programação diferenciada e divertida para a garotada, com propostas que envolvem movimento, exploração, observação e experimentação, através do desenho, pintura, colagem, escultura e outras linguagens, que garantem à criança expressar-se e desenvolver-se de forma prazerosa e saudável!
A programação das férias inclui ainda, passeios com propostas lúdicas e adequadas às diferentes faixas etárias. Além de muita contação de histórias, passeios no pônei, culinária e oficinas interativas.

Traga seu filho para brincar e se divertir com a gente!

O Curso de Férias da Projeto Vida é aberto aos alunos e convidados de 2 a 6 anos*.
Faça a inscrição na secretaria. Para mais informações entre em contato através do email: secretariainfantil@projetovida.com.br

*conforme disponibilidade de vagas

 

Programação

 

Semana de 30 a 04 de julho

Segunda-feira - 30/06

Manhã: Brincadeira com melecas
Tarde: Oficina de desenho com intervenção

Terça-feira - 01 /07

Manhã: Baú de histórias no parque das orquídeas
Tarde: Brincadeiras de esconder

Quarta-feira - 02/07

Manhã: Passeio no pônei e cabanas no quintal
Tarde: Oficina de construção - jogo da memória

Quinta-feira - 03/07

Manhã: Brincadeiras com luz e sombra
Tarde: Cinema com pipoca*

Sexta-feira - 04/07

Manhã: Bolhas de sabão gigantes
Tarde: Gostosuras da vovó - espetinho de frutas para o lanche

 

Semana de 07 a 11 de julho

Segunda-feira - 07/07

Manhã: Brincadeiras com panos no quintal
Tarde: Ateliê de pintura

Terça-feira - 08/07

Manhã: Contação de história na biblioteca do Fundamental - atividade para crianças de 4 a 6 anos
Tarde: Brincadeiras de adivinhar e pegar

Quarta-feira - 09/07

Feriado

Quinta-feira - 10/07

Manhã: Oficina de fotografia
Tarde: Contação de história na biblioteca do Fundamental - atividade para crianças de 4 a 6 anos

Sexta-feira - 11/07

Manhã: Oficina de construção - ímã de geladeira
Tarde: Na cozinha com a chef Heloisa Lanza*

 

Semana de 14 a 18 de julho

Segunda-feira - 14/07

Manhã: Ateliê de pintura
Tarde: Plantio - horta

Terça-feira - 15/07

Manhã: Yoga para crianças com Amanda Matsuyama
Tarde: Oficina de luz e sombra

Quarta-feira - 16/07

Manhã: Gostosuras na cozinha - pão de queijo
Tarde: Bolhas de sabão gigantes

Quinta-feira - 17/07

Manhã: Passeio no pônei e cabanas no quintal
Tarde: Catavento Cultural*

Sexta-feira - 18/07

Manhã: Oficina de colagem
Tarde: Baú de histórias na casa da árvore

 

Semana de 21 a 25 de julho

Segunda-feira - 21/07

Manhã: Ateliê livre - pintura, colagem e modelagem
Tarde: Jogos de construção e de regras

Terça-feira - 22/07

Manhã: Brincadeiras de faz de conta
Tarde: Oficina de construção - porta trecos

Quarta-feira - 23/07

Manhã: Escultura - argila e elementos da natureza
Tarde: Corpo em movimento – atividade com música

Quinta-feira - 24/07

Manhã: Oficinas com garrafas Pet
Tarde: Saída: Pinacoteca do Estado*

Sexta-feira - 25/07

Manhã: Brincadeiras com bolas
Tarde: Yoga para crianças com Amanda Matsuyama

 

Dias 28 e 29 de julho

Segunda-feira - 28/07

Manhã: Massinha colorida
Tarde: Passeio no pônei e cabanas no quintal

Terça-feira - 29/07

Manhã: Oficina de luz e sombra
Tarde: Desenho com intervenção - fotos dos alunos

(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividades na escola.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

HORÁRIOS
Manhã – das 8h às 12h / Tarde: das 13h às 17h
Horários especiais deverão ser consultados antecipadamente na Secretaria da Unidade.
Obs.: Em caso de jogos do Brasil a programação será revista.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da Educação Infantil da Escola Projeto Vida.
Convidados: crianças de 2 a 6 anos. Para os convidados entre 2 e 3 anos teremos vagas limitadas.

ALMOÇO
Um cardápio balanceado e saudável, desenvolvido sob a supervisão de uma nutricionista.
O valor por refeição é de R$ 13,00.

LANCHE
Será oferecido pela escola. Serão organizados cafés da manhã e da tarde, com variedade de alimentos, sugeridos pelas nutricionistas, para que as crianças acompanhadas das responsáveis, possam montar o próprio lanche. O valor mensal para o lanche é de R$ 183,00 e o avulso é de R$ 10,00.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas, até 25/06, na secretaria da Unidade de Educação Infantil ou via agenda. Para mais informações entre em contato através do e-mail secretariainfantil@projetovida.com.br

PASSEIOS
Os passeios serão cobrados à parte, independente do valor da diária e dependerão do tempo e do número de alunos inscritos. A adesão deverá ser realizada com um dia de antecedência à saída. Neste dia os alunos da Projeto deverão estar uniformizados e os convidados com camiseta branca. Neste dia, a programação para as crianças de 4 a 6 anos será o passeio, portanto, as crianças que não participarem do passeio, não poderão vir à escola.

COMUNICAÇÃO
Para as crianças da Projeto a comunicação será realizada via agenda escolar. Para os convidados, através de uma caderneta que será fornecida mediante a inscrição.

 

TABELAS DE VALORES

 

tabela de valores
descortinar-o-olhar

"descortinar o olhar"

Mostra de Trabalhos que realizaremos neste final de mês, dia 28/6 pela manhã.

 

Neste ano, a tradicional mostra cultural anual dará lugar a um encontro na própria sala da aula dos alunos, garantindo que os pais aproximem-se de alguns conteúdos trabalhados nesse semestre com as crianças.

"Descortinar o Olhar" – o encontro recebe esse nome porque propõe que as famílias acompanhem mais de perto as descobertas, as experiências e as aprendizagens dos alunos, através da linguagem própria da criança e de sua espontaneidade.

Vocês estão convidados para "abrir as cortinas" e vivenciarem momentos de exploração e descobertas, guiados pelos seus filhos.

 

Informações sobre o evento:

Público: Alunos do G2 ao 1º Ano
Data: 28/06/2014 – sábado
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Unidade de Educação Infantil – Rua Sóror Angélica, 364

 

Exposição dos trabalhos

G2 - Gestualidades
G3 – Construções: um caminho de descobertas
G4 – Descobertas do fundo do mar
G5 – Anos 60
1º Ano – Aldeias Africanas

 

Apresentações Musicais:

G5 Manhã – 9 h
1º Ano Manhã – 9h
G5 Tarde – 10h30
1º Ano Tarde – 10h30

(os demais grupos farão apresentações no 2º semestre)

 

Rodas de Conversa:

Obs.: as crianças do G5 e 1º ano devem chegar 10 minutos antes das apresentações musicais e rodas de conversa.

 

No espaço:

Baú de Histórias
Contação de histórias – com Juliana Bonito

Comedoria
Lanches e bebidas naturais

Esperamos todos vocês!

 

festa-junina-2014

festa junina 2014 - copa e cozinha:
sabores e batuques brasileiros


A Escola Projeto Vida em todos os anos trabalha com os alunos os aspectos culturais presentes na festa junina, sua relação com a formação do povo brasileiro, e o que compõe a cultura material e imaterial nesta festividade.

O foco do tema do ano são os ritmos musicais aqui intitulados como “batuques” e na diversidade da culinária brasileira, tão rica feita com milho, coco, raízes etc.

A palavra Copa se refere a Copa do Mundo e a copa no espaço da cozinha, o reunir-se em torno de uma mesa. E a palavra cozinha além do espaço do preparo dos alimentos é também a parte dos conjuntos musicais que trabalham com a percussão e o ritmo.


Datas e Horários:
07/06 - sábado - G2 ao 5º Ano - turmas da manhã - das 11h às 17h.
08/06 - domingo - G2 ao 5º Ano - turmas da tarde - das 11h às 17h.


Horário especial para Fund II - com o 3º Festival de Quadrilhas:
07/06 – sábado – 6º ao 9º Ano – das 18h às 21h30.


Local:
Escola Projeto Vida: Rua Valdemar Martins,
148 – Casa Verde / São Paulo.

semana-literaria-2014

semana literária - cataventos poéticos

 

A Semana Literária é mais um evento que revela nosso investimento na formação de leitores. Incorporar o hábito da leitura de qualidade no cotidiano da Escola é nossa prioridade.

A cada ano, são homenageados autores de destaque no universo literário nacional. Neste ano, optamos homenagear poetas de épocas e estilos diversos e, por isso, leremos e ouviremos muitos poemas.

Os segmentos do Ensino Fundamental I e do ensino Fundamental II realizarão uma série de atividades que tornarão esta Semana bastante intensa e interativa, uma vez que toda a comunidade escolar foi convidada a participar.

Acreditamos que essa é uma das formas de cativar múltiplos leitores: o captador de sentidos, o criador de imagens e o divulgador de ideias.

O evento acontecerá, durante a semana com a participação dos alunos de 2º ao 9º ano e, em alguns momentos com a participação dos pais. Acompanhe no quadro abaixo às atividades que serão apresentadas:

Abode Reader > Quadro de atividades

Abode Reader > Programação para a comunidade

aulas-abertas-cursos-complementares-2014

aula aberta - cursos complementares

Para que os pais conheçam os professores e se aproximem da proposta de trabalho dos Cursos Complementares, oferecidos de forma opcional aos alu-nos da escola, realizaremos algumas Aulas Abertas para as diferentes mo-dalidades.


Confira a programação e participe!

Abode Reader > Balé

Abode Reader > Capoeira

Abode Reader > Circo

Abode Reader > Futsal

Abode Reader > Judô

Abode Reader > Teatro

cha-com-as-avos-g3-2014

chá com as avós – g3

Saber valorizar todos que participam da vida das crianças é um dos objetivos do trabalho da escola. No Grupo 3 realizamos o "Chá com as avós" - um momento no qual os alunos compartilham com suas avós um pouco do que aprendem e realizam na escola.

O Chá com as avós - um evento sempre muito especial e divertido será realizado no dia 24 de abril. Caso a criança não tenha avós, ou as mesmas não possam estar presentes, sugerimos a participação de um adulto (exceto pai ou mãe) que possa comparecer e acompanhar a atividade.

Se não puder vir ninguém, nos avise com antecedência para que preparemos a criança.

Para esse encontro, sugerimos o uso de trajes e calçados confortáveis.

Informações sobre o Chá com as Avós:

Data: 24 de abril – 5ª Feira

Horários:
G3 A - 8h30 às 10h
G3 B – 10h30 às 12h
G3 C – 14h às 15h30
G3 D - 16h às 17h30

Local: Unidade de Educação Infantil: Rua Sóror Angélica, 364 – Jd. São Bento

escola-integrada

escola integrada

 

Neste ano os alunos da Escola Integrada estão trabalhando com o tema “brasilidades”.

Para iniciar os estudos sobre o Brasil, os alunos escolheram a Região Sul, onde poderão conhecer um pouco mais sobre a culinária e o artesanato típico, além de visitar os estados virtualmente.

Nossa primeira culinária foi o Pudim de Pão e foi uma delícia! No artesanato conhecemos um pouco mais da “pintura em pedra”, muito conhecida no século XX em Curitiba.

Ficou com vontade de experimentar a nossa culinária?

Segue a receita e bom apetite!

Pudim de Pão

Ingredientes:

- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 3 pães amanhecidos
- 2 xícaras de leite
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de coco ralado

Modo de preparo

Calda

Leve o açúcar ao fogo numa panela até formar um caramelo e despeje numa forma de furo no meio.

Pudim

Bater no liquidificador os ovos, o leite condensado, o leite e o coco ralado até que a mistura esteja homogênea. Acrescente os pedaços de pão e bate novamente.

Coloque a mistura na forma caramelizada e leve ao forno por cerca de 50 minutos.

Espere esfriar e leve a geladeira par servir bem geladinho.

 

escola-integrada-1 escola-integrada-2
escola-integrada-3 escola-integrada-4
escola-integrada-5
aulas-abertas-2014

aula aberta - G2 ao 1º Ano
educação física, inglês e música

 

Todos os anos realizamos um evento chamado Aula Aberta, um momento de vivência e integração entre a comunidade escolar.

Este ano, a Aula Aberta foi realizada no dia 15 de março e, através da participação conjunta de pais e alunos nas aulas, apresentamos um pouco da proposta de trabalho das áreas de Educação Física, Inglês e Música, para o ano de 2014.

Agradecemos a participação das famílias!

 

Acesse o link abaixo, e aprecie algumas fotos do evento:

Aula Aberta – Professores Específicos - 2014

 

preparando-um-novo-ano-escolar

preparando um novo ano escolar

A preparação de um novo ano escolar começa muito antes do início das aulas!

Nas “Semanas Pedagógicas” avaliamos o ano anterior, replanejamos, realizamos palestras etc. Elaboramos também a “Jornada Pedagógica”, um evento com a participação de todos os educadores da escola que apresentam alguns trabalhos realizados com os alunos, a partir de um tema de estudo. Em 2013 a jornada teve como conteúdo a “avaliação”, com a participação de Rosaura Soligo (doutora em Educação, assessora de projetos educacionais e membro da equipe responsável pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa), que contribuiu com comentários sobre os trabalhos apresentados.

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12107321153

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12107328573

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12186167144

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12173031214

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12173261326

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/sets/72157640242747285

Em 2014, serão potencializados encontros entre os professores para fazerem o que denominamos de “passagem” – intercambio de informações sobre os alunos, planejando os primeiros dias de aula, revisitando os diferentes procedimentos educacionais da escola e palestra formativa. Neste inicio do ano, em parceria com o FOCO (Centro de Formação Continuada da Escola Projeto Vida) o tema escolhido foi inclusão e contou com a participação de escolas convidadas e de Marília Costa Dias (mestre em educação, especialista em Educação Especial e ex Coordenadora Pedagógica da Projeto Vida). O objetivo deste encontro foi de trocar experiências sobre o trabalho com a inclusão e atualizar os professores sobre as diferentes práticas inclusivas.

Imagens

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12186162654/in/set-72157640242747285

http://www.flickr.com/photos/99601240@N08/12186362506/

A nossa busca continua é garantir, cada vez mais, uma educação de qualidade para os nossos alunos.

 

Equipe Pedagógica

curso-de-ferias-2014

Curso de Férias - Janeiro de 2014
Unidade de Educação Infantil

 

UM, DOIS,TRÊS... BRINCADEIRAS OUTRA VEZ!!!

As férias estão chegando! Vamos aproveitar novamente as manhãs e tardes de verão para brincar no “quintal” da Projeto, junto com os colegas.

Vai ser muito divertido!

 

Programação

 

Semana de 6 a 10 de janeiro

Segunda-feira - 06/01

Manhã: Pintura no cavalete
Tarde: Cabanas no quintal e passeio no pônei

Terça-feira - 07 /01

Manhã: Brincadeiras com luz e sombra
Tarde: Diversão na cozinha - sorvete de frutas

Quarta-feira - 08/01

Manhã: Oficina de construção – passarinhos*
Tarde: Brincadeiras em construção - panos, cordas, bolas e caixas
* Trazer um par de meias velhas - exceto meia de seda.

Quinta-feira - 09/01

Manhã: Brincadeiras com melecas
Tarde: Cinema*
* Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividades na escola.

Sexta-feira - 10/01

Manhã/Tarde: Brincadeiras com água*
* Trazer roupa de banho, toalha, chinelo e passar protetor solar.

 

Semana de 13 a 17 de janeiro

Segunda-feira - 13/01

Manhã: Brincadeiras de faz de conta
Tarde: Diferentes maneiras de pintar

Terça-feira - 14/01

Manhã: Experiências com tinta morna
Tarde: Oficina de música e confecção de Katuletê

Quarta-feira - 15/01

Manhã: Galeria de personagem*
Tarde: Diversão na cozinha- biscoito de aveia
* Nesta manhã as crianças deverão vir fantasiadas.

Quinta-feira - 16/01

Manhã: Oficina de colagem
Tarde: Piquenique no Núcleo do Engordador*
* Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividades na escola.

Sexta-feira - 17/01

Manhã/Tarde: Brincadeiras com água*
* Trazer roupa de banho, toalha, chinelo e passar protetor solar.

 

Semana de 20 a 24 de janeiro

Segunda-feira - 20/01

Manhã: Rabiscos coloridos
Tarde: Oficina de construção - pião com CD e bolinha de pingue-pongue

Terça-feira - 21/01

Manhã: Pintando com anilina e bolhas de sabão
Tarde: Oficina de bolhas de sabão gigantes

Quarta-feira - 22/01

Manhã: Brincadeiras com bolas, de esconder e pegar
Tarde: SESC*
* Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividades na escola.

Quinta-feira - 23/01

Manhã: Diversão na cozinha - preparo de granola para comer com frutas
Tarde: Ateliê livre - escultura, pintura, colagem, argila

Sexta-feira - 24/01

Manhã e Tarde: Brincadeiras com água*
* Trazer roupa de banho, toalha, chinelo e passar protetor solar.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

HORÁRIOS
Manhã – das 8h às 12h / Tarde: das 13h às 17h.
Horários especiais deverão ser contratados antecipadamente na Secretaria da Unidade.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da Educação Infantil da Escola Projeto Vida.
Convidados: crianças de 2 a 6 anos. Para os convidados entre 2 e 3 anos teremos vagas limitadas.

ALMOÇO
Um cardápio balanceado e saudável, desenvolvido sob a supervisão de uma nutricionista. O valor por refeição é de R$ 11,00.

LANCHE
Os pais terão a opção de enviar o lanche de casa ou solicitar o lanche da escola – cardápio diversificado, elaborado diariamente. O valor por lanche é de R$ 9,00.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas até 13/12, na Secretaria da Unidade de Educação Infantil, via agenda ou pelo e-mail secretariainfantil@projetovida.com.br. Serão necessários no mínimo 5 dias de participação, que não precisam ser consecutivos.

PASSEIOS

  • Os passeios serão cobrados à parte, independente do valor da diária e dependerão do clima e do número de alunos inscritos.
  • A adesão deverá ser realizada com um dia de antecedência à saída.
  • Nos dias de passeios, os alunos da Projeto deverão estar uniformizados e os visitantes com camiseta branca, facilitando a identificação de todos.
  • Quando constar passeio na programação, o mesmo será destinado às crianças de 4 a 6. Portanto, as crianças com a mesma idade e que não participarem do passeio, não poderão vir à escola.

COMUNICAÇÃO

  • A comunicação será realizada através de uma caderneta, fornecida mediante a inscrição.

 

TABELAS DE VALORES

 

tabela de valores
pos-graduacao-na-projeto-vida

pós graduação na projeto vida

As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral

Carga Horária: 360h Coordenação Geral: Adriana Ramos Aulas: São Paulo – segunda-feira, das 19h às 22h30 e alguns sábados por semestre, das 8h às 13h Opcional: Módulo Internacional no Instituto Piaget em Portugal

 

INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

Mais informações pelo telefone (19) 4141-1515 ou
CLIQUE AQUI.

Descontos especiais para grupos, escolas/empresas conveniadas, professores da rede pública e integrantes do GEPEM.

livro-objeto-7-ano

livro objeto – 7º ano

No terceiro trimestre a área de artes valorizou o olhar poético dos alunos para assuntos de interesse pessoal: olhar um mesmo tema de diferentes maneiras, encontrar suas diversas camadas de leituras, sair do óbvio.

As pesquisas realizadas não foram apenas temáticas, mas também técnicas: diversos materiais e linguagens foram experimentados para dar forma a cada idéia.

Toda a produção convergiu em um único suporte: o livro objeto*, que lembra um livro comum, porém a investigação do formato, o conceito do objeto livro e o cuidado com a relação entre a forma e o conteúdo logo nos revela sua aproximação com as obras de arte.

Acesse o link abaixo e aprecie as produções:

Livro Objeto – 7º ano 2013

*O livro é utilizado como suporte para objetos artísticos há muitas décadas, a partir dos anos 60 seu uso se torna cada vez mais presente na prática artística.

foco-2014

programação 1º semestre de 2014

O FOCO - Centro de Estudos de Formação Continuada da Escola Projeto Vida oferece assessorias, cursos, oficinas, palestras e seminários para educadores e outros profissionais da Educação e Cultura. O nosso desafio é compartilhar e aprofundar propostas educacionais voltadas para uma educação de qualidade, comprometida com a formação de cidadãos críticos e participativos, com sólida formação cultural e valores humanitários.

Acesse os links abaixo e veja a programação de cursos para o 1º semestre de 2014:

Fechar