+
cronicas-sempre-alunos-2016

crônicas dos sempre alunos

semana-literaria-2016

semana literária 2016

 

A cultura popular e a alma brasileira nas Semanas Literárias 2016

semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016

As Semanas Literárias de 2016 da Projeto Vida acontecerão entre os dias 25 e 29 de abril, para os pequeninos da Unidade Infantil, e entre 09 a 13 de maio, para os alunos da Unidade Fundamental. Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e a Sabedoria Popular, será o tema das Semanas Literárias, um período de imersão para toda a comunidade Projeto Vida na biografia e nas obras destes dois gigantes das letras brasileiras.

Se tivermos em consideração dois princípios pedagógicos da Projeto Vida, a ampliação e a valorização da cultura brasileira e da diversidade cultural, que podem ser compreendidos como as diversas formas de ser brasileiro e a extraordinária diversidade cultural do Brasil, então, a escolha dos autores não poderia ser mais adequada. O contato dos alunos com os escritores homenageados irá expor todos à sabedoria popular e às diversas dimensões da alma brasileira, assim, atribuirão significado às atividades propostas.

O elemento que une Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30.12.1898 – Natal, 30.07.1986) e Ricardo Azevedo (São Paulo, 1949) é o interesse pela pesquisa e estudo do universo da cultura popular brasileira. Considerado o maior pesquisador do folclore e da cultura popular brasileira, Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista, tornou-se conhecido internacionalmente por seus estudos pioneiros. O escritor, ilustrador, compositor e pesquisador, Ricardo Azevedo, desenvolve de maneira original novas formas de contar as narrativas populares, lendas folclóricas, advinhas, frases feitas, quadras, receitas culinárias e outras formas de expressão oral. Profícuos, ambos os escritores possuem em suas bibliografias mais de 100 livros publicados; algumas das obras se tornaram clássicos da literatura popular e infantojuvenil.

Em conversa com o Grupo de Comunicação da Projeto Vida, uma das fundadoras e diretora da Unidade Infantil, Mônica Padroni, fala sobre o lugar central que a formação de leitores ocupa no projeto da escola: “A formação do leitor é um aspecto prioritário em nosso projeto pedagógico, então, 'perseguir' um ou mais autores, fazendo com que toda a escola o estude é uma das ações nesse sentido. Nessa perspectiva, formar o leitor literário é muito diferente do que ensinar literatura. Os alunos vão criando uma intimidade com autores e obras.”

Em entrevista ao Grupo de Comunicação, Elisabete Vecchiato – a Bete, e Elenice Rodrigues, respectivamente, coordenadora cultural e a assessora de língua portuguesa da Projeto Vida, falam com paixão sobre a idealização e a organização das Semanas Literárias e atividades que antecedem o evento cultural. Em sintonia há 11 anos, período que trabalham juntas na Projeto, Bete e Elenice já desenvolveram diversas iniciativas culturais e pedagógicas em torno das Semanas Literárias, autores e literatura.

Bete esclarece que, “o estudo dos autores homenageados é curricular, ou seja, desde o início do ano letivo os alunos têm contato com os autores, através de estratégias pedagógicas adaptadas à necessidade de cada série.” As Semanas Literárias são o ponto alto do trabalho desenvolvido pelos alunos, sob orientação dos professores, a respeito da biografia e obras de Câmara Cascudo e Ricardo Azevedo. Nesse contexto a formação de professores conduzida por Elenice interferiu de maneira direta na concepção e criatividade dos projetos em curso. Os pais também irão participar da descoberta dos autores com seus filhos, a partir de atividades que serão encaminhadas para casa. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão divulgados aos pais via ClassApp e Facebook.

Mas a diversão e o trabalho em torno dos autores não cessam após as Semanas Literárias, como diz Elenice: “Os alunos continuam lendo obras desses autores, ou por escolha pessoal ou por meio de mediação dos professores, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento do comportamento leitor: ler para comentar, ler para refletir, ler para indicar a leitura, ler para trocar impressões. Posteriormente, a leitura desses autores passa a ser incorporada ao trabalho de leitura que ocorre como atividade permanente.”

Em síntese, o resultado das Semanas Literárias é a sistematização do conhecimento produzido e a apresentação dos trabalhos pelos alunos, sem esquecer da genuína e intensa troca de conhecimento entre todos. Afinal, a construção do conhecimento é uma ponte a ser arquitetada coletivamente, resultado da ação e da interação do aluno com o ecossistema Projeto Vida.

Renato Rocha Mendes
Grupo de Comunicação Escola Projeto Vida

casa-de-vidro-1 casa-de-vidro-2 casa-de-vidro-3 casa-de-vidro-4 casa-de-vidro-5

casa de vidro inaugura os 25 anos da projeto

Entrevista com a arquiteta Adriana Zanetti

No ano em que se celebra os 25 anos da Projeto Vida, os alunos da Unidade de Educação Infantil ganham um novo espaço: a Casa de Vidro. A arquitetura sustentável e inteligente do projeto teve assinatura da arquiteta Adriana Zanetti, inspirada pelas conversas, ideias e conceitos pedagógicos discutidos com as fundadoras e diretoras da Projeto Vida, Mônica Padroni, Silvia Elayne e Lêda Cruz.

> Veja a entrevista completa!
curso-de-ferias-2016

Curso de Férias - Janeiro de 2016
Unidade de Educação Infantil e 1º Ano

 

Programação de férias - Janeiro/2016

 

Semana de 5 a 8 de janeiro

Terça-feira - 05/01

Manhã: Recesso
Tarde: Território com utilização de balança: O que pesa mais?

Quarta-feira - 06/01

Manhã: Oficina de meleca com panelinhas e potes
Tarde: Receita caseira de geleca

Quinta-feira - 07/01

Manhã: Criando esculturas com argila e gravetos
Tarde: Mistura de líquidos para brincadeira sensorial

Sexta-feira - 08/01

Manhã: Território de transporte com bolinhas e canos condutores
Tarde: Receita de massinha perfumada com ervas - lavanda, hortelã.

 

Semana de 11 a 15 de janeiro

Segunda-feira - 11/01

Manhã: Criações com anelina e conta-gotas
Tarde: desenhos com tinta "cai do céu"!

Terça-feira - 12/01

Manhã: Elementos na areia, muitas possibilidades
Tarde: Sementes precisam de luz.

Quarta-feira - 13/01

Manhã: Lugar para semear a criatividade
Tarde: SAÍDA AO HORTO FLORESTAL*
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

Quinta-feira - 14/01

Manhã: Pintura espirrada com barbante
Tarde: Escultura com massinha que brilha no escuro

Sexta-feira - 15/01

Manhã: Bambolês divertidos

Tarde: Caixas que se transformam

 

Semana de 18 a 22 de janeiro

Segunda-feira - 18/01

Manhã: Território de construção com materiais da natureza
Tarde: Arte na árvore

Terça-feira - 19/01

Manhã: Pintura com água em tela com terra
Tarde: Esguicho colorido

Quarta-feira - 20/01

Manhã: Plantio de leguminosas e invenção de um cenário com elementos da natureza
Tarde: SAÍDA AO SESC*
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

Quinta-feira - 21/01

Manhã: Globos de natureza
Tarde: Varal de jornal para brincar com o vento

Sexta-feira - 22/01

Manhã: Vamos deixar marcas?
Tarde: Tecendo materiais da natureza

 

Semana de 26 a 29 de janeiro

Terça-feira - 26/01

Manhã: As formas de Kandisky
Tarde: Mandalas inspiradas em Kandinsky

Quarta-feira - 27/01

Manhã: Fôrmas e formas
Tarde: Produzindo a partir da apreciação

Quinta-feira - 28/01

Manhã: A árvore dos círculos
Tarde: Composição com materiais recicláveis

Sexta-feira - 29/01

Manhã: Escultura de jornal
Tarde: Desenhando com linhas de lã

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

HORÁRIOS
Manhã – das 8h às 12h / Tarde: das 13h às 17h.
Horários especiais: sob consulta.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da Educação Infantil da Escola Projeto Vida.
Convidados: crianças de 2 a 6 anos - contratação mínima: 5 dias. Vagas limitadas.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas, até 09/12, na Secretaria da Unidade de Educação Infantil.

ALMOÇO
Um cardápio balanceado e saudável, desenvolvido sob a supervisão de uma nutricionista. Valor incluso no pacote (exceto para período de 4 h).

LANCHE
Serão organizados cafés da manhã e da tarde, com variedade de alimentos sugeridos pelas nutricionistas, para que as crianças acompanhadas dos responsáveis possam montar o próprio lanche. Valor incluso no pacote. A partir de 7 horas, estão inclusos 2 lanches.

PASSEIOS (*)
Os passeios serão cobrados à parte no ato da contratação do curso de férias, independente do valor da diária e dependerão do número de alunos inscritos e condições climáticas. Os alunos da Projeto deverão estar uniformizados e os convidados utilizando camiseta branca. Para participação dos convidados no Passeio, será necessário a frequência de no mínimo 5 dias no curso de férias vigente, por conta da adaptação das crianças.
Nos dias de passeio, as crianças de 4 a 6 anos não terão outra atividade. Sendo assim, as que não participarem não poderão vir à escola.

 

TABELAS DE VALORES

 

tabela de valores
Fechar