+
teatro-9-ano-2015

teatro do 9ºano 2016

Alunos do 9º ano de 2016 apresentam: Todo Dia

 

De 25 a 28 de junho

Texto: Armando Liguori e alunos
Trilha sonora: Ricardo Zoyo e alunos
Direção: Paulo de Moraes

Apresentações:
Elenco 1 - dias 26, às 17h e 28/06, às 20h
Elenco 2 - dias 25, às 20h e 27/06, às 20h

 

Teatro: Um ritual de passagem do 9º ano

A Escola Projeto Vida tem como um de seus princípios educar para a formação cultural ampla, por meio de inúmeras ações voltadas para os alunos, funcionários e toda a comunidade. Desde a sua fundação, a preocupação com a criação e o desenvolvimento de projetos culturais permanentes têm sido uma meta e, entre as propostas já realizadas, o curso de teatro dos 8ºs e 9ºs anos têm se revelado um importante momento de imersão dos alunos numa linguagem artística tão completa, voltada para o desenvolvimento da expressão, do senso crítico, da cooperação mútua, do diálogo, do respeito, do reflexão e da compreensão das diferenças.

O Teatro no 9º ano tornou-se, desde 2003 , um importante ritual de passagem, um processo de trabalho coletivo que impõe muitos desafios aos adolescentes.

Esta vivência tem sido muito significativa na vida desses adolescentes, que se unem em torno de um objetivo comum, estreitando seus laços de amizade e cooperação para encararem, juntos, este desafio.

A Direção.

 

O processo

O processo de trabalho foi desenvolvido a partir da colaboração de todos os alunos, nas diferentes áreas que fazem parte de uma montagem teatral. Várias oficinas foram oferecidas para que os participantes tivessem uma colaboração ativa.

Atuação: jogos teatrais e improvisações para a construção das cenas e personagens.

Música: teoria, composição, arranjos para a criação da trilha sonora para o espetáculo e formação de uma banda que executa a música ao vivo.

Dramaturgia: aulas de escrita na linguagem teatral, a partir do texto escolhido em um debate e adaptado pelos alunos.

Figurinos, aulas de desenho, modelagem e criação dos figurinos para a montagem.

Cenografia: desenvolvimento e execução dos objetos e cenários que compõem a peça.

Comunicação visual: criação do logo, cartaz e camisetas da peça

 

A peça - Todo dia

A partir da escolha do tema “Se eu fosse você” surgiu a ideia de discutirem empatia, se colocar no lugar do outro e, assim, compreender os sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.

Este tema surgiu num momento em que a sociedade tem discutido muito seus valores: falaram sobre preconceitos, dificuldades de aceitar as diferenças, sentimentos muitas vezes comuns, vivenciados no cotidiano. Durante o processo de escolha do texto, após a discussão das situações escolhidas para serem representadas, o livro “Todo dia” de David Levithan, foi base para a construção da peça, desenvolvida na oficina de dramaturgia.

Trabalhamos muito na formação dos alunos para que tenham uma convivência ética, de respeito e cooperação no ambiente escolar e em outros âmbitos da sociedade.

“Todo dia” nos mostra jovens preocupados com o mundo, com o desejo de que todos tenham seu lugar e sejam respeitados.

 

Oficina de dramaturgia

Orientação: Prof Armando Liguori

Redatores:
Beatriz Lopomo Pereira
Guilherme Rodrigues de Jesus
Julia Ocanha de Souza Lima
Leticia Martins Bandeira Pascale
Luiza Flosi Trama
Marina Rodrigues Araújo
Nicole de Lima Roman
Rafael Fragoso Marin
Thamires Ellen da Silva Plassa
Yara Cintra Mainieri

 

Participantes:
Gabriela de Carvalho Ricci
Beatriz Kaori Tokura
Ian Aratangy Kessler
Clara Martins Vieira
Breno Menna Moler
Julia Baldan Pozzi
Felix Aratangy Kessler
Lucas Caldeira Silva
Gabriel Lima Lemos de Moraes
Sofia Furlani Camargo de Souza
Isabella Pugliese Callejon
Pedro Nunez Paschoa
Julia Gomes Ferreira Alves
Fabio Boaventura Motta
Gabriel Henrique de Novais Borges

 

Oficina de figurinos

Orientação: Prof. Paulo de Moraes

Equipe criadora:
Beatriz Kaori Tokura
Beatriz Lopomo Pereira
Clara Martins Vieira
Julia Ocanha de Souza Lima
Leticia Martins Bandeira Pascale
Luiza Flosi Trama
Marina Rodrigues Araújo
Nicole de Lima Roman
Yara Cintra Mainieri
Pedro Henrique Santos de Oliveira

 

Participantes:
Sofia de Luzia Brasil Alves
Julia Baldan Pozzi
Sofia Furlani Camargo de Souza
Milena Francisco Fornazari
Ana Julia Greco de Almeida
Victoria Taveiros Nobrega

 

Oficina de cenografia

Orientação: Prof. Paulo de Moraes

Participantes:
Renata Batista Sobral
Beatriz Lopomo Pereira
Sofia de Luzia Brasil Alves
Leticia Martins Bandeira Pascale
Nicole de Lima Roman
Fabio Boaventura Motta
Luiza Flosi Trama
Clara Martins Vieira
Sofia Furlani Camargo de Souza
Yara Cintra Mainieri

 

Comunicação Visual (Arte do folder, banner e camiseta)
Clara Martins Vieira
Leticia Martins Bandeira Pascale
Yara Cintra Mainieri
Pedro Henrique Santos de Oliveira
Marcos Degan

 

Preparadora de canto

Profa: Nenê Cintra

Músicas:
Paula e Bebeto – Milton Nascimento e Caetano veloso
Ser diferente é normal – Vinicius Castro
Preparação de canto das alunas: Giovana Junqueira Gonçalves e Clara Martins Vieira

 

Elenco 1
BRENO MENNA MOLER
JULIA AGOSTINHO ELEUTHERIOU
JULIA BALDAN POZZI
LIA MARTOS PERA
MATHEUS KENZO HONDA
VICTORIA TAVEIROS NOBREGA
ANDRE LUCAS GOIS SOARES
GIOVANNI GALLO KAWAKAMI
JOAO PEDRO DE CARVALHO PEREIRA
LEONARDO SILVA LIMA
MARCELLO BAPTISTA DE OLIVEIRA
MATHEUS MURILO BEZERRA DE OLIVEIRA
RENATA BATISTA SOBRAL
SOFIA DE LUZIA BRASIL ALVES
SOFIA FURLANI CAMARGO DE SOUZA
THIAGO REHDER MONTEIRO COSTA
MARINA RODRIGUES ARAUJO
BEATRIZ KAORI TOKURA
CARLOS HENRIQUE GOULART DE PAULA
CLARA MARTINS VIEIRA
GABRIELA DE CARVALHO RICI
GIOVANA RUDZEVICIUS SILVA ROSSI
JOAO PEDRO MASCELLANI
MILENA FRANCISCO FORNAZARI
RAFAEL FRAGOSO MARIN
YARA CINTRA MAINIERI
PEDRO HENRIQUE SANTOS DE OLIVEIRA
PEDRO ALCASSER RINO
LEONARDO VASSELO GOLDONI

 

Elenco 2
ANA JULIA GRECO DE ALMEIDA
BEATRIZ DIAS LAURENTINO
ERIKA DA SILVA ANDRADE
FABIA CICCHETTI DUARTE RIBEIRO
FELIX ARATANGY KESSLER
GIOVANA JUNQUEIRA GONÇALVES
GIOVANE D'AMBROSIO DONATI
LAURA GUATEMOZIM PATTI
LUCCA FREITAS GUTTLER
LUARA DE SOUZA FERREIRA ASSUMPÇÃO
DANIELA MAYUMI AGENA FRATUCCI
GABRIEL HENRIQUE DE NOVAIS BORGES
GUILHERME CAVALANTI GOMES
ISABELLA PUGLIESE CALLEJON
JULIA GOMES FERREIRA ALVES
LEONARDO VASSELO GOLDONI
PEDRO ALCASSER RINO
PEDRO NUNEZ PASCHOA
LEONARDO LENIN RAMOS VIEIRA
DIOGO COSTA DE FREITAS
ERICK KENZO SATO
GUILHERME RODRIGUES DE JESUS
GUSTAVO CONRADO DA SILVA
IAN ARATANGY KESSLER
JULIA OCANHA DE SOUZA LIMA
LUIZA FLOSI TRAMA
MARCOS DEGAN
MARINA RODRIGUES ARAUJO
NICOLE DE LIMA ROMAN
THAMIRES ELLEN DA SILVA PLASSA

 

Música
GABRIEL GOMES GARCIA CIMINI
JOAO PEDRO HELENO SUNDFELD
LUCAS CALDEIRA SILVA
LUISA NASCIMENTO DE ANDRADE
MARCOS VINICIUS GOULART DE PAULA
VINICIUS TAKEMI MAGNOLI IGARI
BRUNO DE LIMA TEIXEIRA ALVES
DIMITRI LOPES DE OLIVEIRA ANDREOPOULOS
ERNESTO YUJI HARANO ALVES
FABIO BOAVENTURA MOTTA
PEDRO HENRIQUE SANTOS DE OLIVEIRA
BEATRIZ LOPOMO PEREIRA
GUSTAVO ALVES DE MELO
LETICIA MARTINS BANDEIRA PASCALE
MARJORIE DE CAMARGO SARDINHA
VINICIUS TAKEMI MAGNOLI IGARI
GIOVANA JUNQUEIRA GONÇALVES

 

Ficha técnica
GABRIEL GOMES GARCIA CIMINI
JOAO PEDRO HELENO SUNDFELD
LUCAS CALDEIRA SILVA
LUISA NASCIMENTO DE ANDRADE
MARCOS VINICIUS GOULART DE PAULA
VINICIUS TAKEMI MAGNOLI IGARI
BRUNO DE LIMA TEIXEIRA ALVES
DIMITRI LOPES DE OLIVEIRA ANDREOPOULOS
ERNESTO YUJI HARANO ALVES
FABIO BOAVENTURA MOTTA
PEDRO HENRIQUE SANTOS DE OLIVEIRA
BEATRIZ LOPOMO PEREIRA
GUSTAVO ALVES DE MELO
LETICIA MARTINS BANDEIRA PASCALE
MARJORIE DE CAMARGO SARDINHA
VINICIUS TAKEMI MAGNOLI IGARI
GIOVANA JUNQUEIRA GONÇALVES

 

Autor do texto original: David Levithan

Adaptação teatral: Armando Liguori e alunos participantes da oficina de dramaturgia

Leitura do texto e interpretação: Profa de Língua Portuguesa Camila Nardoni

Direção geral e aulas de teatro: Paulo de Moraes

Assistente direção e jogos teatrais: Danielle Farnezi

Trilha sonora e aulas de música: Ricardo Zohyo e alunos

Cenografia e figurinos: Paulo de Moraes e alunos

Adereços e cenografia: Eduardo Mena

Preparadora de canto: Profa Nenê Cintra

Estagiário: Murilo Tiago

Criação do desenho da camiseta, banner externo e folder: Clara Martins Vieira, Leticia Martins Bandeira Pascale, Yara Cintra Mainieri, Pedro Henrique Santos de Oliveira, Marcos Degan

Designer folder cartaz e camiseta: Robertto Lopes/ The Ideias

Iluminação: Sergio Paredes (Chileno)

Costureira: Leci de Alcântara

Coordenação geral: Elisabete G. R. Vecchiato

Agradecimentos especiais: Equipe de apoio, eventos e compras da Escola Projeto Vida

semana-literaria-2016

semana literária 2016

 

A cultura popular e a alma brasileira nas Semanas Literárias 2016

semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016
semana literária 2016

As Semanas Literárias de 2016 da Projeto Vida acontecerão entre os dias 25 e 29 de abril, para os pequeninos da Unidade Infantil, e entre 09 a 13 de maio, para os alunos da Unidade Fundamental. Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e a Sabedoria Popular, será o tema das Semanas Literárias, um período de imersão para toda a comunidade Projeto Vida na biografia e nas obras destes dois gigantes das letras brasileiras.

Se tivermos em consideração dois princípios pedagógicos da Projeto Vida, a ampliação e a valorização da cultura brasileira e da diversidade cultural, que podem ser compreendidos como as diversas formas de ser brasileiro e a extraordinária diversidade cultural do Brasil, então, a escolha dos autores não poderia ser mais adequada. O contato dos alunos com os escritores homenageados irá expor todos à sabedoria popular e às diversas dimensões da alma brasileira, assim, atribuirão significado às atividades propostas.

O elemento que une Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30.12.1898 – Natal, 30.07.1986) e Ricardo Azevedo (São Paulo, 1949) é o interesse pela pesquisa e estudo do universo da cultura popular brasileira. Considerado o maior pesquisador do folclore e da cultura popular brasileira, Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista, tornou-se conhecido internacionalmente por seus estudos pioneiros. O escritor, ilustrador, compositor e pesquisador, Ricardo Azevedo, desenvolve de maneira original novas formas de contar as narrativas populares, lendas folclóricas, advinhas, frases feitas, quadras, receitas culinárias e outras formas de expressão oral. Profícuos, ambos os escritores possuem em suas bibliografias mais de 100 livros publicados; algumas das obras se tornaram clássicos da literatura popular e infantojuvenil.

Em conversa com o Grupo de Comunicação da Projeto Vida, uma das fundadoras e diretora da Unidade Infantil, Mônica Padroni, fala sobre o lugar central que a formação de leitores ocupa no projeto da escola: “A formação do leitor é um aspecto prioritário em nosso projeto pedagógico, então, 'perseguir' um ou mais autores, fazendo com que toda a escola o estude é uma das ações nesse sentido. Nessa perspectiva, formar o leitor literário é muito diferente do que ensinar literatura. Os alunos vão criando uma intimidade com autores e obras.”

Em entrevista ao Grupo de Comunicação, Elisabete Vecchiato – a Bete, e Elenice Rodrigues, respectivamente, coordenadora cultural e a assessora de língua portuguesa da Projeto Vida, falam com paixão sobre a idealização e a organização das Semanas Literárias e atividades que antecedem o evento cultural. Em sintonia há 11 anos, período que trabalham juntas na Projeto, Bete e Elenice já desenvolveram diversas iniciativas culturais e pedagógicas em torno das Semanas Literárias, autores e literatura.

Bete esclarece que, “o estudo dos autores homenageados é curricular, ou seja, desde o início do ano letivo os alunos têm contato com os autores, através de estratégias pedagógicas adaptadas à necessidade de cada série.” As Semanas Literárias são o ponto alto do trabalho desenvolvido pelos alunos, sob orientação dos professores, a respeito da biografia e obras de Câmara Cascudo e Ricardo Azevedo. Nesse contexto a formação de professores conduzida por Elenice interferiu de maneira direta na concepção e criatividade dos projetos em curso. Os pais também irão participar da descoberta dos autores com seus filhos, a partir de atividades que serão encaminhadas para casa. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão divulgados aos pais via ClassApp e Facebook.

Mas a diversão e o trabalho em torno dos autores não cessam após as Semanas Literárias, como diz Elenice: “Os alunos continuam lendo obras desses autores, ou por escolha pessoal ou por meio de mediação dos professores, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento do comportamento leitor: ler para comentar, ler para refletir, ler para indicar a leitura, ler para trocar impressões. Posteriormente, a leitura desses autores passa a ser incorporada ao trabalho de leitura que ocorre como atividade permanente.”

Em síntese, o resultado das Semanas Literárias é a sistematização do conhecimento produzido e a apresentação dos trabalhos pelos alunos, sem esquecer da genuína e intensa troca de conhecimento entre todos. Afinal, a construção do conhecimento é uma ponte a ser arquitetada coletivamente, resultado da ação e da interação do aluno com o ecossistema Projeto Vida.

Renato Rocha Mendes
Grupo de Comunicação Escola Projeto Vida

casa-de-vidro-1 casa-de-vidro-2 casa-de-vidro-3 casa-de-vidro-4 casa-de-vidro-5

casa de vidro inaugura os 25 anos da projeto

Entrevista com a arquiteta Adriana Zanetti

No ano em que se celebra os 25 anos da Projeto Vida, os alunos da Unidade de Educação Infantil ganham um novo espaço: a Casa de Vidro. A arquitetura sustentável e inteligente do projeto teve assinatura da arquiteta Adriana Zanetti, inspirada pelas conversas, ideias e conceitos pedagógicos discutidos com as fundadoras e diretoras da Projeto Vida, Mônica Padroni, Silvia Elayne e Lêda Cruz.

> Veja a entrevista completa!
curso-de-ferias-2016

Curso de Férias - Janeiro de 2016
Unidade de Educação Infantil e 1º Ano

 

Programação de férias - Janeiro/2016

 

Semana de 5 a 8 de janeiro

Terça-feira - 05/01

Manhã: Recesso
Tarde: Território com utilização de balança: O que pesa mais?

Quarta-feira - 06/01

Manhã: Oficina de meleca com panelinhas e potes
Tarde: Receita caseira de geleca

Quinta-feira - 07/01

Manhã: Criando esculturas com argila e gravetos
Tarde: Mistura de líquidos para brincadeira sensorial

Sexta-feira - 08/01

Manhã: Território de transporte com bolinhas e canos condutores
Tarde: Receita de massinha perfumada com ervas - lavanda, hortelã.

 

Semana de 11 a 15 de janeiro

Segunda-feira - 11/01

Manhã: Criações com anelina e conta-gotas
Tarde: desenhos com tinta "cai do céu"!

Terça-feira - 12/01

Manhã: Elementos na areia, muitas possibilidades
Tarde: Sementes precisam de luz.

Quarta-feira - 13/01

Manhã: Lugar para semear a criatividade
Tarde: SAÍDA AO HORTO FLORESTAL*
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

Quinta-feira - 14/01

Manhã: Pintura espirrada com barbante
Tarde: Escultura com massinha que brilha no escuro

Sexta-feira - 15/01

Manhã: Bambolês divertidos

Tarde: Caixas que se transformam

 

Semana de 18 a 22 de janeiro

Segunda-feira - 18/01

Manhã: Território de construção com materiais da natureza
Tarde: Arte na árvore

Terça-feira - 19/01

Manhã: Pintura com água em tela com terra
Tarde: Esguicho colorido

Quarta-feira - 20/01

Manhã: Plantio de leguminosas e invenção de um cenário com elementos da natureza
Tarde: SAÍDA AO SESC*
(*) Atividade com valor diferenciado, apenas para crianças de 4 a 6 anos. Para as crianças de 2 e 3 teremos atividade na escola.

Quinta-feira - 21/01

Manhã: Globos de natureza
Tarde: Varal de jornal para brincar com o vento

Sexta-feira - 22/01

Manhã: Vamos deixar marcas?
Tarde: Tecendo materiais da natureza

 

Semana de 26 a 29 de janeiro

Terça-feira - 26/01

Manhã: As formas de Kandisky
Tarde: Mandalas inspiradas em Kandinsky

Quarta-feira - 27/01

Manhã: Fôrmas e formas
Tarde: Produzindo a partir da apreciação

Quinta-feira - 28/01

Manhã: A árvore dos círculos
Tarde: Composição com materiais recicláveis

Sexta-feira - 29/01

Manhã: Escultura de jornal
Tarde: Desenhando com linhas de lã

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

HORÁRIOS
Manhã – das 8h às 12h / Tarde: das 13h às 17h.
Horários especiais: sob consulta.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da Educação Infantil da Escola Projeto Vida.
Convidados: crianças de 2 a 6 anos - contratação mínima: 5 dias. Vagas limitadas.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas, até 09/12, na Secretaria da Unidade de Educação Infantil.

ALMOÇO
Um cardápio balanceado e saudável, desenvolvido sob a supervisão de uma nutricionista. Valor incluso no pacote (exceto para período de 4 h).

LANCHE
Serão organizados cafés da manhã e da tarde, com variedade de alimentos sugeridos pelas nutricionistas, para que as crianças acompanhadas dos responsáveis possam montar o próprio lanche. Valor incluso no pacote. A partir de 7 horas, estão inclusos 2 lanches.

PASSEIOS (*)
Os passeios serão cobrados à parte no ato da contratação do curso de férias, independente do valor da diária e dependerão do número de alunos inscritos e condições climáticas. Os alunos da Projeto deverão estar uniformizados e os convidados utilizando camiseta branca. Para participação dos convidados no Passeio, será necessário a frequência de no mínimo 5 dias no curso de férias vigente, por conta da adaptação das crianças.
Nos dias de passeio, as crianças de 4 a 6 anos não terão outra atividade. Sendo assim, as que não participarem não poderão vir à escola.

 

TABELAS DE VALORES

 

tabela de valores
Fechar