Educação Infantil

berçário + infantil + 1º ano

crianças de 6 meses a 6 anos
rua sóror angélica, 364 e 430
(011) 2236-8345

Nosso Espaço - g1

nosso espaço – berçário

O espaço onde está abrigado o berçário da Educação Infantil, localizado à Rua Sóror Angélica, nº 430, foi preparado com muito cuidado e carinho, priorizando o bem-estar dos nossos pequenos!

Desde o início, duas questões foram tratadas com muita seriedade por toda a equipe: a contínua busca pela excelência na qualidade dos nossos serviços e o planejamento do ambiente para abrigar os bebês.

Toda a estrutura foi organizada sob os mais rígidos cuidados de higiene e limpeza - condições de suma importância para o pleno desenvolvimento de crianças. O projeto arquitetônico, assinado pela arquiteta Adriana Zanetti, tem detalhes baseados em alguns pressupostos das escolas da Reggio Emília (Itália), com valorização da luz natural e de transparências, salas amplas e integradas, que favorecem a exploração da criança pequena. O espaço possui:

  • Abode Reader Sala de atividades - com módulos de espuma, espelhos, brinquedos coloridos, sonoros e de construção, e diversos materiais de estímulo ao desenvolvimento físico e cognitivo;
  • Mini ateliê - com parede de azulejo, pia de apoio e materiais artísticos de vários padrões e texturas, para a produção contínua dos alunos;
  • Abode Reader Uma cozinha exclusiva - com uma pia para mamadeiras e outra para os alimentos, sempre com água filtrada nas torneiras - equipamento adequado e rigidamente higienizado;
  • Abode Reader Sala de refeições - com mesas retráteis, que permitem diversas possibilidades de organização do local e das atividades;
  • Sala de banho – com banheira de aço inox e chuveiro (para bebês maiores), trocador planejado (com material de higiene individualizado), vaso sanitário infantil para o desfralde e área específica para higienização bucal (com água filtrada).
  • Quarto delicadamente decorado para o descanso - berços e, de acordo com a idade, caminhas que estimulam a autonomia;
  • Mobiliário produzido especialmente para o nosso berçário, baseado em modelos europeus, adequado à faixa etária;
  • Parque externo com tanque de areia colorida e própria para crianças, jardim, viveiro de passarinhos, carrinhos, escorregadores, balança e a possibilidade de interação de brinquedos pedagógicos, criteriosamente escolhidos, com elementos da natureza como terra e água, através do cultivo de uma pequena horta e um mini parque aquático, para ser montado nos dias quentes;
  • Sala de espera para as famílias.
  • Abode Reader Segurança - câmeras de vídeo na área externa, sensores de alarme, cerca elétrica, porteiro eletrônico e profissional na portaria.

Todo o cuidado com a estrutura física do local colabora e dá suporte ao trabalho pedagógico:

  • Elaboração do planejamento, contemplando as mais atuais orientações didáticas para crianças pequenas;
  • Adaptação da criança, seguindo a rotina trazida pela família, em respeito aos hábitos que ela já possui para que, gradativamente, seja inserida numa rotina coletiva;
  • Escolha de profissionais a partir de exigências técnicas e larga experiência com crianças desta faixa etária;
  • Elaboração do planejamento, contemplando as mais atuais orientações didáticas para crianças pequenas;
  • Assessoria com especialista em berçários do Instituto Avisa Lá, abordando temas como: "O que é cuidar", "A formação de atitudes desde a criança pequena", "Ensinar o autocuidado", "Princípios científicos nos cuidados com a saúde da criança pequena", "As características da criança pequena", "Como as crianças aprendem", entre outros.
Nosso Espaço Nosso Espaço Nosso Espaço Nosso Espaço Nosso Espaço Nosso Espaço Nosso Espaço Nosso Espaço

nosso espaço infantil

A Escola Projeto Vida possui um espaço privilegiado. São seis parques voltados totalmente para os alunos com brinquedos diferenciados, que atendem as necessidades pedagógicas das diversas idades. Além disso, as crianças têm acesso a outras áreas em comum como Quadrinha, Ateliê de Artes, Casa da Árvore, Mini Fazendinha (com cavalo, patos, ganso, coelho, codorna, chinchilas e tartarugas).

O espaço também é rico na vegetação, nele encontramos mais de 20 espécies de árvores, muitas frutíferas e algumas centenárias e uma Horta que dá suporte aos projetos pedagógicos na área de ciências naturais.

Conheça um pouco mais dos nossos espaços na Unidade de Educação Infantil:

Parque da Areia Laranja – tanque de areia com brinquedos próprios para brincadeira na areia. Faixa Etária – de 1 a 3 anos.

Parque da Areia Laranja

Parque do Siriri – parque com o brinquedo chamado Siriri – em madeira, contém balanço, escorregador, gangorra e teia de corda em altura adequada para a faixa etária de 1 a 3 anos. Propõe desafio motor e exploração dos espaços pelas crianças.

Parque do Siriri

Quiosque das Orquídeas – lugar próprio para aulas de música e contação de histórias – o local fica ao ar livre, e de tempos em tempos brotam orquídeas.

Quiosque das Orquídeas

Curral – espaço destinado ao Sargento, nosso pônei. As crianças se aproximam do curral para alimentar o Sargento e fazem pequenos passeios.

Curral

Viveiro dos Patos – mais um local voltado aos animais – ganso e patas – as crianças ajudam o tratador a alimentar os animais.

Viveiro dos Patos

Parque de Areia Branca – Este parque é maior e é usado em várias situações: brincadeiras com brinquedos próprios para areia, aulas de Educação Física, aulas de Música, jogos de futebol (pois tem traves de gol), brincadeiras de pega-pega, passeios a cavalo, etc.

Parque de Areia Branca

Ateliê de Artes – recém-inaugurado o ateliê está equipado para receber os alunos de todas as turmas na realização de trabalhos artísticos diversos: desenhos, pintura, argila, mosaico, colagem, frotagem, etc. O espaço dispõe de cubas com torneiras para a lavagem de pincéis e das mãos das crianças, além das ferramentas e materiais necessários para os trabalhos.

Ateliê de Artes

Parque do Carrossel – criar um ambiente lúdico foi o propósito deste parque. São quatro casinhas distribuídas pelo parque onde as crianças entram e saem, interagindo no espaço. Além disso, ao centro, fica localizado um carrossel que as crianças adoram.

Parque do Carrossel

Casa da Árvore – Mais um espaço novo na escola. Instalada sobre a árvore Tamburí, a casa da árvore possui um espaço multifuncional: um cantinho para a leitura, a teia para subir na casa, um escorregador e um cano tubular para as crianças escorregarem de pé. Possui ainda uma tirolesa que é utilizada em dias agendados.

Casa da Árvore

Parque do Foguete – com grama sintética o parque é mais plano e adequado para as crianças de até 4 anos. Possui brinquedão plástico com escorregador, túnel e escadinhas.

Parque do Foguete

Parque do Aquário – nome dado devido ao brinquedo de madeira que leva o mesmo nome. Atende a faixa etária de 4 a 7 anos, pois propõe desafios maiores. Possui escorregador, teia de corda, túnel, escadas.

Parque do Aquário

Quadrinha – local coberto destinado às aulas de Educação Física e de Cursos Complementares - Judô e Capoeira. O espaço imita uma quadra de futebol, porém com tamanho menor que a oficial. É utilizada também como “cantinho” dos diversos grupos. Os grupos menores também a utilizam para montar alguns jogos de percurso com cubos e rampas, neste caso, sempre apoiados em tatames para proteção.

Quadrinha

Horta – É neste espaço que as crianças plantam sementes e mudas e recolhem os frutos do que foi plantado. Percebem o processo de adubação da terra, uma vez que dispomos também de um minhocário e uma composteira.

Horta

Deck da Bananeira – espaço livre utilizado na maioria das vezes para contação de histórias, rodas de conversa e aulas de música e inglês.

Deck da Bananeira

Cozinha – A cozinha é um outro espaço exclusivo dos alunos, pois é nela que são montados os lanches servidos quando contratados pelos pais. O espaço é restrito aos demais funcionários - exceto as responsáveis pela limpeza, que garantem a higiene do local. Os lanches e o cardápio mensal são supervisionados por uma nutricionista.

Cozinha

Salas de Aula – A escola possui 10 salas de aula dentro do espaço escolar. Todas as salas são equipadas com o Expositor de Livros e brinquedos para cada faixa etária. A partir do G3 são equipadas também com computador (com acesso à internet).

Salas de Aula

Banheiros e Bebedouros - Temos banheiros com vasos baixos, apropriados para crianças. São seis bebedouros localizados estrategicamente no espaço escolar, todos com água potável. Algumas salas também dispõem de filtro de água potável.

Banheiros e Bebedouros

Lavatório, trocador e sala de amamentação: Ambientes de apoio para os professores e pais.

Lavatório, trocador e sala de amamentação

Fazendinha: No ambiente escolar temos outros animais que tratamos: coelho, chinchilas e tartarugas.

Fazendinha

Escola Integrada – espaço reservado aos alunos que dobram o período ou que ficam algumas horas a mais na escola. A Escola Integrada é equipada com mesas, cadeiras, computador com acesso à internet, expositor de livros, cozinha experimental com pia baixa, banheiro e quarto para dormir. É nesse espaço também que é servido o almoço aos alunos.

Escola Integrada

Serviços terceirizados:

  • jardinagem;
  • visita de biólogo;
  • coleta seletiva – pilhas, baterias e recicláveis em geral;
  • segurança – segurança na portaria e alarme em toda escola;
  • sensores de incêndio;
  • troca periódica dos filtros dos bebedouros;
  • limpeza e poda das árvores;
  • controle de pragas: desratização periódica, desinsetização quinzenal, controle de formigas e cupins.
Cursos Complementares

cursos complementares

Para ampliar a formação nas áreas artística, esportiva e cultural, oferecemos aos alunos vários cursos, ministrados por profissionais capacitados, em horários alternativos ao período escolar. A ideia é aprimorar suas habilidades e competências, além de contribuir para a socialização por agregar alunos de diferentes turmas e faixas etárias.  

Ao criarmos mais oportunidades para que os alunos entrem em contato com variadas formas de expressão - música, esportes, dança, artes visuais e teatro - trabalhamos com saberes de diferentes naturezas, estéticas e culturas, como por exemplo: o judô, o street dance e o tchoukball.

Quanto à organização, os cursos complementares são acompanhados por uma coordenadora cultural, responsável pelo desenvolvimento dos alunos, dos professores e pelo alinhamento de seus conteúdos os princípios e com a proposta pedagógica da escola.

Saídas Pedagógicas

saídas pedagógicas

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência dos conteúdos aprendidos em sala de aula e a construção de vínculos com o grupo, planejamos diversas saídas pedagógicas para as turmas do G3 ao 1º Ano da Educação Infantil.

O planejamento e a escolha dos locais a serem visitados por cada grupo são feitos de acordo com a faixa etária e com os projetos desenvolvidos em sala de aula, facilitando a absorção dos temas e promovendo a ampliação do universo cultural das crianças.

Todos os anos, novas saídas são planejadas. É muito importante que os pais incentivem os seus filhos a participarem destas atividades de grande riqueza para o aprendizado e para o fortalecimento da autonomia.

Quadro de saídas pedagógicas 2013

G2
Teatro
 
G3
Circo
Butantan
Pinacoteca
Teatro
 
G4
Jardim Botânico
Catavento
Centro Cultural Banco do Brasil
Teatro
 
G5
Museu MAC
Jardim Botânico
USP – Show de Física
Teatro
 
1° Ano
Salesópolis
USP – Show de Física
Teatro
 
Adaptação

adaptação

Primeiro dia de aula, novos amigos, uma nova rotina a ser construída.

Para a maioria das famílias a adaptação ao ambiente escolar é um momento de grande expectativa e apreensão. Os pais temem que os filhos sofram, que se sintam abandonados e que não consigam superar esse momento inicial. Mas, ao mesmo tempo, desejam que continuem enfrentando desafios na conquista de novos espaços sociais.

Acreditamos na importância deste momento tão ambíguo e, assim, planejamos atividades e procedimentos para que a acolhida aconteça de forma singular e o momento seja especial, propiciando a formação de vínculos afetivos importantes.

Quanto melhor preparada estiver a equipe para receber os alunos, mais efetiva será a adaptação. A possibilidade dos pais observarem, de perto, o processo de adaptação de seus filhos contribui para que a relação de confiança se estabeleça entre a família e a Escola. Saber que a professora está preparada para se dedicar a um aluno de cada vez, também faz com que a entrega da criança seja feita de forma segura e intencional. Quanto mais segura e convicta a mãe estiver, mais tranquilo será este momento.

Além da equipe docente, a direção e a coordenação acompanham esse processo, acolhendo e orientando os pais quanto ao desenvolvimento infantil - as expectativas de aprendizagens e de comportamentos para esse estágio de desenvolvimento dos seus filhos.

Fechar