PROJETO VIDA
IDENTIDADE

FORMAÇÃO CULTURAL

Consideramos a formação cultural um princípio e por isso prevemos ações intencionais dirigidas aos alunos, funcionários e famílias.

Proporcionamos o acesso aos saberes culturais, o conhecimento e desenvolvimento de estéticas (compreensão sensível-cognitiva) que reflitam as várias faces do pensamento, da comunicação, da criatividade e da expressão humana.

Realizamos ações que façam os sujeitos conscientes de sua própria cultura, que construam uma consciência ampliada, um novo olhar que respeita a diversidade e a pluralidade social.

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Consolidamos ações que viabilizam a defesa e a prática da dignidade humana, o respeito às diferenças, solidariedade, e às leis e às formas simbólicas de inserção do sujeito nas instâncias coletivas.

Para nós a dignidade do ser humano é o principio fundamental que deve ser conhecido e reconhecido pelos alunos, educadores e pais. Para isto, alicerçamos nossas práticas cotidianas na justiça, no respeito mútuo, na cooperação, na solidariedade e no diálogo.

Toda ação educativa deve consolidar a formação de sujeitos capazes de exercitar a cidadania, integrados com os conhecimentos construídos socialmente, autônomos, responsáveis por suas escolhas, cooperativos e solidários, autores e apreciadores culturais, capazes de respeitar as diferenças e comprometidos na construção de uma sociedade democrática.

FORMAÇÃO DE VALORES

A história da Escola Projeto Vida está solidamente apoiada em valores humanos e éticos e na convicção de que princípios democráticos e o exercício da cidadania são também pilares do seu fazer pedagógico.

Nossos Valores: Culturais, Éticos, Científicos e Humanos

Valores culturais: Os conhecimentos culturais contribuem para a ampliação da expressão artística e estética dos alunos e de toda a comunidade Projeto Vida. Assim, incluímos nas atividades diversos programas que visam estimular a participação em projetos culturais.

Valores Éticos: Formamos cidadãos críticos e responsáveis, que poderão construir uma sociedade mais justa. Para tanto, valorizamos a prática da cidadania e o respeito ao meio ambiente, incentivando a participação em programas sociais e ambientais.

Valores Científicos: Estimulamos o pensamento científico a partir de uma infraestrutura que contempla laboratórios, bibliotecas e espaços culturais, projetados para valorizar o trabalho coletivo e a participação individual do aluno.

Valores Humanos: Educamos crianças e adolescentes a partir de valores humanos inegociáveis, como a justiça e o respeito a si, ao outro e ao ambiente. Defendemos e ensinamos princípios como o de igualdade e defesa da dignidade humana, responsabilização pelas próprias escolhas e a solidariedade.

PEDAGOGIA ATIVA

Oferecemos situações de ensino que possibilitam o protagonismo do aluno, a aprendizagem com significado - sentido e contextualização, desafios, criatividade, colaboração e uso de novas tecnologias.

Os alunos tem voz e escolha em diferentes atividades propostas. Buscamos uma aprendizagem com sentido e significado: elaboração de situações que envolvam problemas reais da sociedade e da comunidade, e que na busca de soluções os diferentes conteúdos possam ser aprendidos. É por isso que realizamos projetos em sala de aula, oportunidades dos alunos terem problemas a serem solucionados, com um destino e produto os mais próximos possíveis dos contextos sociais.

O desafio e a criatividade são contemplados através de situações que coloquem os alunos para buscarem soluções criativas para velhos e novos problemas. Também propomos atividades que potencializem a colaboração e cooperação entre os diferentes grupos de sala de aula e grupos interséries.

O uso das novas tecnologia está sempre relacionado com o apoio à aprendizagem, com o aluno produtor de respostas e soluções.

A EDUCAÇÃO

BERÇÁRIO

O espaço onde está abrigado o berçário da Educação Infantil foi preparado com muito cuidado e carinho, priorizando o bem-estar dos nossos pequenos!

INFANTIL

A Escola Projeto Vida possui um espaço privilegiado. São seis parques voltados totalmente para os alunos com brinquedos diferenciados.

FUNDAMENTAL I

Do 2° ao 5° ano, a proposta pedagógica é desenvolvida por um professor "polivalente", que é responsável pelo ensino das disciplinas.

FUNDAMENTAL II

Do 6° ao 9° Ano, a proposta pedagógica é desenvolvida por professores específicos de cada disciplina.