SOBRE O FOCO - FORMAÇÃO CONTINUADA

Em 2008 a Escola Projeto Vida deu um grande passo no sentido de consolidar o trabalho pedagógico iniciado há 28 anos com a inauguração do Formação Continuada (FOCO), voltado para o aprimoramento de profissionais da educação e do aprofundamento da nossa proposta educacional diferenciada.

O objetivo é difundir e compartilhar os princípios que norteiam nossas ações, em busca da qualidade na educação, de maneira a contribuir não apenas com a formação do nosso público interno, mas com frentes que possam tornar mais democrático o acesso ao conhecimento produzido nos meios educacionais. São várias ações formativas: palestras, assessorias para escolas – inclusive de outros Estados; oficinas; cursos, tais como o PROFA (Curso de Formação de Professores Alfabetizadores), curso fixo, cursos de Tecnologia voltados para educação, cursos e oficinas de Leitura e Escrita e ainda outras formações voltadas para os desafios da educação no século XXI. Vários profissionais que atuam em creches, centros de convivência, escolas da rede Pública e Privada, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, ONGs, além dos nossos funcionários, fazem parte dos grupos de formação.

Cursos oferecidos:
- Programa de formação de professores e alfabetizadores: PROFA
- Cursos de educação matemática
- Os gêneros do discurso e a organização de sequências didáticas, projetos e atividades permanentes
- Aprofundamento didático da linguagem oral e escrita
- Tecnologia: práticas em sala de aula
- Gestão Pedagógica na perspectiva das diferenças
- A prática das assembleias de classes
- Encontros para aprimoramentos da prática educativa no Fundamental II (escolhas curriculares, rotinas, principais conceitos e procedimentos, aluno protagonista nos projetos, avaliação processual e portfólio, projetos e sequências didáticas)
- Orientação Educacional: Práticas Morais na Escola
- Tecnologia e personalização: Ensino Híbrido na prática
- Como engajar os alunos do século XXI para aprender? PBL - A aprendizagem baseada em projetos
- A formação do leitor literário nas séries iniciais
- As Relações Interpessoais e a construção da autonomia moral na escola


Realização: