Fundamental II

fundamental II

do 6° ao 9° ano
rua waldemar martins, 148
(011) 2236-1425

Componentes Curriculares

componentes curriculares

Do 6° ao 9° Ano, a proposta pedagógica é desenvolvida por professores específicos de cada disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola (6° e 7° Anos), Ciências (com ênfase em Física e Química no 9° Ano), Educação Física, Artes Visuais, Teatro (no 6° e 9° Anos) e Orientação Educacional.

Cursos Complementares

cursos complementares

Para ampliar a formação nas áreas artística e esportiva, oferecemos aos alunos vários cursos, ministrados por profissionais capacitados, em horários alternativos ao período escolar. A ideia é aprimorar suas habilidades e competências, além de contribuir para a socialização por agregar alunos de diferentes turmas e faixas etárias.

Ao criarmos mais oportunidades para que os alunos entrem em contato com variadas formas de expressão - música, esportes, dança, artes visuais e teatro - trabalhamos com saberes de diferentes naturezas, estéticas e culturas, como por exemplo: o judô, o street dance e o tchoukball.

Quanto à organização, os cursos complementares são acompanhados por uma coordenadora cultural, responsável pelo desenvolvimento dos alunos, dos professores e pelo alinhamento de seus conteúdos os princípios e com a proposta pedagógica da escola.

Aos alunos do Fundamental II, oferecemos gratuitamente os treinos nas modalidades de Futsal e Basquete, com o objetivo de fortalecimento para a participação em campeonatos.

Saídas Pedagógicas

saídas pedagógicas

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência dos conteúdos aprendidos em sala de aula e a construção de vínculos com o grupo, planejamos diversas saídas e viagens de estudos do meio, para as turmas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O planejamento e a escolha dos locais visitados por cada grupo são feitos de acordo com a faixa etária e com os projetos desenvolvidos em sala de aula, facilitando a absorção dos temas e promovendo a ampliação do universo cultural dos alunos.

Todos os anos, novas saídas e viagens são programadas. Sempre de acordo com o planejamento do conteúdo pedagógico.

É muito importante que os pais incentivem os seus filhos a participarem destas atividades de grande riqueza para o aprendizado e para o fortalecimento da autonomia.

Quadro de saídas pedagógicas 2012

6° Ano
Saídas/Visitas Viagens
Centro Esportivo Atletismo e Teatro. Brotas.
   
7° Ano
Saídas/Visitas Viagens
MASP, Museu do Futebol e Centro Histórico de São Paulo. Cananeia.
   
8° Ano
Saídas/Visitas Viagens
Visita à Unidade de Educação Infantil, FILE/FIESP e Saída de Artes. Paraty.
   
9° Ano
Saídas/Visitas Viagens
Itu/Jundiaí, Teatro. Viagem de Formatura.
   
Adaptação

adaptação

Os alunos que entram no 6º Ano do Ensino Fundamental estão atravessando uma etapa da vida onde as transformações físicas, cognitivas, sociais e afetivas ampliam as possibilidades de abertura para novas experiências. A adolescência que se anuncia e a entrada em um novo modelo de relação com o conhecimento mobilizam os alunos, seus pares, os educadores e as famílias.

Pensando nisso, a equipe escolar estabelece com estes alunos uma relação de mediação, acolhendo as demandas deste momento de transição e ajudando-os a construir boas estratégias para lidar com o novo.

6º Ano: Organizando idéias – O que muda e o que permanece

Os princípios que alicerçam o trabalho escolar permanecem os mesmos:

  • A defesa dos valores humanitários em todas as relações estabelecidas no ambiente escolar;
  • A busca permanente da qualidade nas intervenções pedagógicas e educacionais;
  • O respeito às singularidades de cada aluno;
  • A valorização da cultura;
  • O cuidado e a responsabilidade com o ambiente em que vivemos.

As mudanças correspondem às propostas pedagógicas específicas desta etapa do ensino fundamental e do desenvolvimento cognitivo e afetivo de nossos alunos que podem então gerenciar de forma mais autônoma o seu tempo, a circulação pelo espaço escolar, a alternância de professores de diferentes disciplinas, o aumento do número de aulas diárias, a gestão do próprio material e do ambiente de trabalho e convivência. Propomos ações intencionais que ajudam os alunos a vivenciarem, de forma tranqüila, cada etapa deste processo.

A experiência de gerenciar seu material pessoal, horários de cada disciplina e trânsito de livros, cadernos e apostilas entre a casa e a escola começa nas primeiras semanas de aula com a distribuição de armários de sala. Cada aluno tem no início do ano escolar a ajuda do professor para organizar este espaço diariamente.

A entrada de novos materiais no cotidiano escolar é gradual: na 1ª semana é feita a organização dos cadernos de cada disciplina; na 2ª semana são feitas as solicitações de livros e o estabelecimento dos materiais que podem permanecer nos armários; na 3ª semana os alunos conhecem o "CA" - caderno de atividades de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e de História - e as apostilas de LEM (Línguas Estrangeiras Modernas – Inglês e Espanhol).

As turmas podem contar também com a figura do auxiliar educacional que permanece junto aos alunos nos espaços de salas de aula e páteo.

Existe ainda a figura do Professor Orientador de Turma que é responsável pelo cuidado com a sala de aula, pelo desenvolvimento do processo de aprendizagem e pelo estabelecimento de uma vivência coletiva guiada por princípios de respeito e democracia.

A Orientadora Educacional passa a ser referência nesta nova fase da vida escolar tanto para os alunos quanto para suas famílias. Em caso de dúvidas ou necessidades, ela está à disposição para atender alunos e pais e encaminhar as questões que porventura surjam neste percurso, sejam elas de natureza pedagógica ou educacional.