projeto escolha

projeto escolha

O final do Ensino Fundamental marca uma grande virada na vida dos estudantes. É justamente na adolescência, fase de muitas transformações, que acontecem as primeiras escolhas e o início de muitos projetos futuros.

Para acompanhar os alunos do 9º ano em suas escolhas, até decidirem sobre a Escola onde cursarão o Ensino Médio, desenvolvemos o “Projeto Escolha” que tem como objetivo promover um espaço de reflexão e diálogo, visando o autoconhecimento e a possibilidade do aluno entrar em contato com suas expectativas e dúvidas, de maneira que ele perceba o quanto é fundamental a sua atuação no processo de tomada de decisão junto com os seus pais.

Este projeto é desenvolvido em etapas: desde a reflexão em conjunto sobre os critérios do que deve ser avaliado em cada escola, até uma reunião com ex-alunos da Projeto Vida – uma troca de experiências e conhecimentos com aqueles que passaram por esta fase e já estão cursando o Ensino Médio em outras instituições de ensino.

Etapas do Projeto Escolha:

Reflexão e Discussão sobre as Escolas de Ensino Médio: Neste momento, a Orientação Educacional analisa, junto com os alunos, todos os critérios que deverão ser avaliados durante o processo de decisão. É importante que a Escola tenha muitas quadras poliesportivas ou o mais importante é que o número de quadras seja condizente com a quantidade de alunos? Esta é uma das questões tratadas entre os alunos e a orientadora, que lhes mostra também a importância de avaliar o valor disponível no orçamento das famílias para custear a mensalidade da nova escola; a distância; a qualidade de ensino; o perfil de cada aluno relacionado ao perfil dos alunos das escolas analisadas, entre outros fatores.

Tabela de informações do Ensino Médio: Baseada nos nomes de escolas do Ensino Médio citados pelos alunos, a Orientação Educacional elabora uma tabela com todas as informações sobre cada escola. Constam na tabela: Nome da escola, endereço, telefone, número de alunos, nº de disciplinas, valor da mensalidade, formas de avaliação, se a escola concede bolsas de estudo, o modelo de recuperação, as atividades diferenciadas, a média de reprovação no ano, se possui vestibulinho, entre outros dados. Esta tabela é encaminhada aos pais de alunos do 9º Ano, para que analisem em conjunto com os seus filhos.

Roteiro de observação: Juntamente com os alunos, a Orientação Educacional desenvolve um roteiro com todos os itens que deverão ser observados e questionados durante as visitas às Escolas de Ensino Médio. É importante observar se aquilo que é dito na escola visitada condiz com o cotidiano da mesma, se o que está escrito na proposta da escola está refletido nos projetos realizados por ela. Este roteiro também é encaminhado aos pais.

Visitas às Escolas de Ensino Médio: Após a análise das informações constantes na tabela, as discussões e reflexões feitas em sala de aula e a elaboração do roteiro, os alunos preparam-se para visitar as escolas escolhidas - é comum que as visitas sejam feitas em grupos. Após esta incursão pelas escolas, os alunos se reúnem novamente em sala, com a Orientação Educacional, e comentam as experiências vividas em cada visita. Este é um momento muito rico, pois proporciona a troca de impressões de cada um.

Reunião com pais, alunos e ex-alunos: O final do Projeto Escolha é marcado pela realização de uma reunião com pais, alunos e ex-alunos, organizada pela Orientação Educacional. O objetivo deste encontro é proporcionar aos alunos e pais um contato com pessoas que estudaram na Escola Projeto Vida, que também tiveram o auxílio do Projeto Escolha e que estão hoje um passo adiante, já cursando o Ensino Médio. A Orientação Educacional procura convidar ex-alunos que estejam estudando no 1º Ano do Ensino Médio, devido à proximidade que ainda têm com o término do Ensino Fundamental e, por isso, uma facilidade maior de entendimento dos anseios dos alunos de 9º Ano. Durante a reunião, todos os presentes conversam sobre a tabela com as informações das escolas de Ensino Médio, sobre o roteiro de observação e sobre as visitas. Além isso, os ex-alunos falam de suas experiências no Ensino Médio, sobre suas notas, sobre as escolas em que estão estudando – pontos altos e baixos de cada instituição escolhida – e, ao final do encontro, os ex-alunos deixam uma mensagem para aqueles que estão hoje passando por um processo de decisão já vivenciado por eles.

projeto revista 8º ano

projeto revista 8º ano

O Projeto Revista é realizado no 8º ano e envolve diversas áreas do conhecimento. Consiste na elaboração de uma revista, toda produzida pelos alunos, utilizando como apoio o recurso Publisher de edição de textos.

A cada ano, um ou mais temas são escolhidos, assim como as áreas que serão envolvidas. Em 2010, por exemplo, os temas escolhidos foram Manuel Bandeira, Adoriran Barbosa e África (por conta da Copa do Mundo) envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Geografia e Educação Física; em 2011 o tema da revista foi "2O anos da Escola Projeto Vida" e as áreas envolvidas são LP, Geografia, Ciências, Inglês e Matemática (assessoria nos gráficos); em 2012, o tema foi o mesmo da Mostra Literária – Monteiro Lobato, envolvendo as áreas de Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Geografia.

Durante o processo de elaboração da Revista os alunos são agrupados por temas e não por séries – assim, intencionalmente, fazemos com que os alunos trabalhem com outros grupos e não só com o próprio grupo. São organizadas, em algumas aulas, estações de trabalho coordenadas por um professor responsável pelo tema e com os alunos das diferentes classes.

Do ponto de vista da Língua Portuguesa a revista possibilita trabalhar com diferentes textos: entrevistas, reportagens, notícias, resenhas entre outros.

projeto vida e saúde

projeto vida e saúde

O Projeto "Vida e Saúde" atravessa todos os anos do Ensino Fundamental II, com diferentes temas. O objetivo principal é construir com os alunos posturas resilientes e autonomia para fazer escolhas levando em consideração valores como a preservação da vida e do respeito a si, ao outro e ao espaço social onde vivem.

No 6° ano a abordagem propõe uma reflexão sobre algumas escolhas que podemos fazer no cotidiano. Para isto, o disparador da discussão é a alimentação e o consumo. As variantes perceptivas, olfato, paladar, tato e visão são trabalhadas durante as aulas de Orientação Educacional para que os adolescentes possam compreender todas as perspectivas envolvidas quando temos que fazer determinadas escolhas. Ao longo da proposta os alunos fazem levantamentos sobre hábitos alimentares da família e a ligação destes hábitos com laços afetivos, como por exemplo, lembranças da infância de seus pais ligadas a aromas e sabores.

Os apelos construídos pela mídia e pela indústria alimentícia também são temas de discussão em nossos encontros.

Ao longo do projeto os alunos se envolvem em atividades ligadas também ao desenvolvimento, trabalhando as questões referentes à entrada na puberdade (7º ano), à discussão sobre drogas lícitas e ilícitas (8º ano) e o Projeto Escolha (9º ano).

Acreditamos que o alicerce para as discussões que envolvam o discernimento e a capacidade de antecipar efeitos, resolver problemas e proteger-se diante de situações de risco, são justamente as discussões que envolvem escolhas que podem parecer muito simples, mas na verdade são medidas protetoras diante de uma sociedade onde os apelos de consumo e sucesso instantâneo, são cada vez mais uma realidade.