nossa história

Tudo começou com um sonho e com muita vontade de formar uma escola de referência educacional.

Três jovens, duas fonoaudiólogas amigas de faculdade, Silvia e Mônica, e uma psicóloga, Lêda, unidas pela vontade de colocar em prática alguns dos ensinamentos que tiveram durante a vida acadêmica e por outros tantos desejos que se misturavam ao anseio de criarem uma escola. E assim, em 1991, nasce a Projeto Vida!

Inicialmente, é instalada em um prédio pequeno, na mesma rua, Sóror Angélica, atendendo alunos de Educação Infantil.

Quantos desafios! O primeiro deles, a matrícula de um aluno com necessidades especiais, provocando uma longa jornada de estudos, informações, criação de recursos e capacitação para lidar com a nova realidade - a inclusão.

O espaço era um pouco apertado, um desafio importante a ser resolvido. Enquanto isso, das janelas podia-se ver um espaço verde muito grande, quase uma miragem para os padrões imobiliários de uma cidade grande como São Paulo – O Sítio Santa Luzia. A moradora Maria Augusta, tia Menina – como era conhecida por todos - uma senhora muito simpática e generosa, permitia que os vizinhos retirassem água da bica que lá existia.

Um lugar encantador! Com 2000m² repletos de árvores centenárias e uma casa construída em taipa de pilão, com mais de 200 anos, que foi moradia de bandeiristas e de Joaquim Eugênio de Lima, engenheiro responsável pela construção da Avenida Paulista.

“É ali que as crianças deveriam brincar!”, sonhavam acordadas. Afinal, o lugar ideal para o sonho se concretizar.

Após o falecimento de tia Menina, seu sobrinho e herdeiro, o Sr. Caparica, que quando criança havia brincado muito por lá, foi sensível à proposta de transformar o local em uma escola.

Finalmente um espaço digno para uma proposta pedagógica inovadora - um espaço que dá oportunidade de contato diário com a natureza: plantas, frutas, animais, terra, pássaros.

Em 1982, o Sítio Santa Luzia foi tombado pelo CONDEPHAAT como patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo. Esse é o cenário que abriga, até hoje, a Unidade de Educação Infantil da Escola Projeto Vida!

Em 1996, muito perto dali, no bairro da Casa Verde, Rua Waldemar Martins, a inauguração da Unidade de Ensino Fundamental, local onde anteriormente funcionava uma garagem de ônibus.

Muitas transformações e adaptações para que o espaço abrigasse a escola com conforto e recursos adequados. À medida que o número de alunos foi crescendo, inovações foram surgindo – cobertura da quadra grande, criação do Espaço Cultural, construção de dois prédios para o Ensino Fundamental II, mais uma quadra, além de uma área especial para os Cursos Complementares.

Modernizar instalações e adaptá-las às novas necessidades, criar novos espaços para novas propostas - espaço de convivência, ateliê de artes, salas de música, laboratório-móvel de informática, sala de multiuso, biblioteca etc. – um constante movimento de transformação e superação que faz parte da cultura e da história dessa escola.

Em 2011, 20 anos de vida!

O tema escolhido para comemorar estes 20 anos - “A cidade de São Paulo”, foi devido às diversas afinidades com essa dinâmica cidade: o constante contato com as questões contemporâneas e com o conhecimento, a valorização da convivência entre as múltiplas culturas e os diversos desafios a resolver, como as questões ambientais e as relacionadas a valores humanos essenciais.

Essa é a história de uma escola de muitos projetos que, colocados em prática, modificam-se de acordo com cada etapa de formação da vida e das transformações do mundo. Uma história em construção!

Missão

missão

Garantir educação de qualidade baseada em uma proposta atual, que contribua significativamente para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, individual e coletivamente, com sólida base cultural, científica e fortes valores humanitários, respeitando as diferenças entre indivíduos e grupos sociais.

Princípios e Valores

princípios e valores

Valores culturais: Os conhecimentos culturais contribuem para a ampliação da expressão artística e estética dos alunos e de toda a comunidade escolar. Assim, incluímos nas atividades diversos programas que visam estimular a participação em projetos culturais.

Valores Éticos: Ir além da formação acadêmica, com compromisso na formação de cidadãos críticos e responsáveis, que poderão construir uma sociedade mais justa. Para tanto, valorizamos a prática da cidadania e o respeito ao meio ambiente, incentivando a participação em programas sociais e ambientais.

Valores Científicos: Focando no desenvolvimento do pensamento científico, disponibilizamos uma completa infraestrutura com laboratórios, biblioteca e espaços culturais, projetados especialmente para valorizar tanto o trabalho coletivo como a participação individual do aluno.

Valores Humanos: Educar crianças e adolescentes a partir de valores humanos inegociáveis como a justiça e o respeito a si, ao outro e ao ambiente, defendendo princípios de igualdade e defesa da dignidade humana, a verdade como responsabilização pelas próprias escolhas e a solidariedade como o reconhecimento do direito e da necessidade do outro.

Nossos Resultados

nossos resultados

O investimento na formação intelectual, moral, social e ética dos nossos alunos, possibilita a adaptação, a criação e principalmente o exercício pleno da cidadania. Assim, a nossa responsabilidade começa na Educação Infantil, passa pelo Ensino Fundamental e continua no preparo, na escolha e no acompanhamento do Ensino Médio.

Recebemos informações vindas de várias escolas, de que os nossos alunos se adaptam muito bem, são bastante críticos, não apresentam dificuldades de aprendizagem ou de relacionamento com os novos colegas, são reflexivos, acolhedores e muito éticos – sejam as escolas com uma proposta pedagógica similar, ou não.

Para onde segue o formando do 9º Ano, ao iniciar o Ensino Médio? Como é o seu desempenho? Atinge bons resultados?

Estamos em constante contato com ex-alunos e com as escolas para as quais eles seguiram, a fim de sabermos como são suas notas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Em todas estas Instituições, a maioria dos nossos ex-alunos recebe notas acima da média, destacando-se especialmente em Física e Química.

O que há por trás destes bons resultados é o preparo dos alunos que pressupõe, além da excelente formação do corpo docente, a elaboração de projetos específicos e alguns instrumentos de avaliação - externos e independentes.

Por estarmos permanentemente engajados no aperfeiçoamento dos nossos trabalhos, realizamos essa avaliação a cada dois anos, para verificarmos se estamos atingindo os nossos objetivos.

A avaliação externa, em conjunto com as avaliações periódicas realizadas por nossos educadores, auxilia o aperfeiçoamento curricular e as constantes melhorias nos processos de aprendizagem.


resultados - avalia 2012

resultados de 2013

resultados de 2012

resultados de 2011

resultados de 2009

Formação da Equipe Pedagógica

formação da equipe pedagógica

Um projeto pedagógico de qualidade só se constrói e se mantém se estiver atrelado a um programa de formação consistente, que revise constantemente a prática dos professores, discutindo-a e ampliando-a.

Para que essa formação possa ter impacto na prática é importante que, além dos estudos teóricos, seja objeto de reflexão onde os professores possam rever o que fazem, planejarem e discutirem especificidades dos seus alunos - formar professores reflexivos que tenham recursos para avançar dia a dia nas suas ações em sala de aula.

Uma escola responsável garante nos seus investimentos a formação continuada do seu corpo docente. Dessa forma, aqui na Projeto Vida, os professores participam semanalmente de encontros com a coordenação pedagógica, a fim de estudarem e refletirem sobre suas práticas de trabalho, além de participarem de assessorias com profissionais externos, especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

Biblioteca

biblioteca

Ler por prazer, para se informar, para escrever... ler para conhecer outros mundos. O trabalho realizado em nossa bliblioteca forma leitores, familiarizando-os com textos de boa qualidade, encantando-os com histórias ouvidas ou lidas e criando um ambiente acolhedor, estimulando a leitura e a retirada de livros.

A biblioteca conta com um grande acervo disponibilizado nos mais variados suportes. Livros, jornais, revistas, periódicos, CD-ROMs, folhetos, filmes e internet, além de orientar os alunos a pesquisar, selecionar e confrontar dados, desenvolvendo leitores ativos e capazes de criar textos próprios.

Convênios e Parcerias

convênios & parcerias

Com o propósito de gerar benefícios comerciais para alunos, pais e funcionários, a Projeto Vida firma convênios com diversas empresas e prestadores de serviço.

Esclarecemos que a Escola não tem qualquer interferência sobre as operações e administração de seus conveniados e tampouco se responsabiliza pelos produtos e serviços que os mesmos oferecem.

Para obterem os benefícios dos convênios é necessário apresentar o comprovante de pagamento da escola referente ao último mês.

Veja as empresas e prestadores conveniados: