A EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL II

A EDUCAÇÃO | FUNDAMENTAL II
icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
INGLÊS E ESPANHOL

A Escola Projeto Vida oferece o programa de ensino de inglês da Cultura Inglesa na grade curricular do Ensino Fundamental. O programa se constitui no trabalho de conteúdos em inglês, não de aulas de inglês no formato de escolas especialistas. Assim, os mais diversos conteúdos serão trabalhados em inglês, buscando a imersão na língua através de propostas que valorizam a cultura, a arte, a literatura, as ciências e outros campos do conhecimento.

Em um mundo multicultural e interligado, as pessoas precisam ter ferramentas que as habilitem a atuar de maneira efetiva nesse novo contexto. Uma dessas habilidades é a fluência em outra língua. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos do 6º e 7º ano têm 3 aulas de inglês, enquanto os alunos do 8º e 9º ano têm 2 aulas.

A partir do 6º ano os alunos têm na grade curricular uma aula de espanhol por semana. A inclusão do espanhol no currículo possibilita aos alunos conhecerem, além da língua, a cultura dos países falantes de língua espanhola.

É esperado que o aluno interaja com desenvoltura em situações do cotidiano em inglês. Deseja-se que seja proficiente em interações do universo da sala de aula, que pergunte e responda questões relacionadas à rotina, pessoas e lugares que conhece e frequenta com confiança. O mesmo deve acontecer em relação a atender instruções e pedidos orais.

Deseja-se que, por meio dos conhecimentos linguísticos adquiridos, se engajem e participem ativamente de questões relacionadas ao exercício da cidadania, que ampliem a possibilidade de informação e acesso ao conhecimento.

Objetiva-se que tenham proficiência em práticas de linguagem orais presenciais tais como debate, entrevista, conversa e diálogo e também em contextos remotos (síncronos e assíncronos) como assistir filmes, programas de TVs, documentários, palestras, ouvir músicas, mensagens publicitárias, etc.

Espera-se que desenvolvam uma leitura crítica de diversos tipos de textos, incluindo os multimodais. Para tal, é necessário que leiam textos em língua inglesa com diferentes objetivos (para aprender, pesquisar, argumentar, por prazer, etc.).

Deseja-se a ampliação de conhecimentos de temáticas significativas para os estudantes, com trabalhos de natureza interdisciplinar ou fruição estética de gêneros como poemas, peças de teatro etc.

Em relação à escrita, as práticas de produção de escrita precisam ser processuais e colaborativas, com planejamento, produção e revisão.

Valoriza-se a escrita autoral com textos que podem usar poucos recursos verbais (mensagens, tirinhas, fotolegendas, adivinhas, entre outros, mas também espera-se que desenvolvam textos mais elaborados (autobiografias, esquetes, notícias, relatos de opinião, fôlder, entre outros)

O trabalho da ampliação do contato com outras culturas permanece o mesmo que o do Ensino Fundamental Anos Iniciais.