A EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL II

ENSINO | FUNDAMENTAL II
icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II parte da concepção do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, dotado de ideias e conhecimentos a serem considerados pelos educadores na organização do trabalho. O ensino, permeado por valores humanitários, é tratado em suas diferentes dimensões: cognitiva, social, afetiva, moral, física e estética. Nossas práticas favorecem situações significativas, em que as crianças e adolescentes aprendem a aprender, cooperam cotidianamente com seus pares, enfrentam desafios que estimulam seu desenvolvimento constantemente e ampliam seu universo cultural.

O compromisso com a formação leitora de nossos alunos, com a investigação científica, com a valorização dos conhecimentos históricos e contemporâneos e com o ensino da matemática está presente nas diferentes abordagens metodológicas desenvolvidas. A tecnologia é uma importante aliada do nosso trabalho. Todas as atividades com o uso de recursos tecnológicos são pensadas valorizando a singularidade de cada turma e de forma lúdica e desafiadora, com o intuito de tornar o processo de aprendizagem mais significativo e dinâmico.

icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
FORMAÇÃO CULTURAL

Um dos eixos de nossa proposta pedagógica é a formação cultural. Fomentamos valores culturais e as diferentes linguagens artísticas nas aulas de artes plásticas, música e teatro, presentes no currículo ao longo do Ensino Fundamental. Línguas estrangeiras também ampliam o repertório cultural e são valorizadas em nosso trabalho. No Fundamenal II, além das aulas de inglês, os alunos também aprendem espanhol.

A cultural corporal de movimento, outro eixo de nossa proposta, agrega conhecimentos relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, danças, lutas e diversas outras práticas e está presente na área curricular de educação física. Do 6º ao 9º anos, o grande objetivo da Educação Física é proporcionar aos alunos condições para expressarem-se por meio da linguagem gestual e interpretarem seu sentido e significado nos mais variados contextos.

icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
ÉTICA E AUTONOMIA

A formação ética e moral é outro importante eixo, que ao longo da escolaridade toma contornos diferentes e ganha profundidade com projetos específicos para cada fase, como a Orientação Vocacional e o Grêmio Estudantil.

Entendemos o progressivo desenvolvimento da autonomia dos alunos como um processo que deve ser orientado e acompanhado pelos educadores, para que alcancem níveis crescentes no que se refere à postura de estudante.

icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
SÉCULO XXI

No Ensino Fundamental II, os alunos enfrentam desafios acadêmicos com maior complexidade e aprimoram as competências para o século XXI, como comunicação, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas. Nesse segmento, intensificamos as ações para o ensino de diferentes procedimentos de estudo e para que os adolescentes construam seus projetos de vida, incluindo os projetos de Monitoria e de Monografia.