A EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL

A EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO INFANTIL
ADAPTAÇÃO

O início da vida escolar ou a entrada em uma nova escola são momentos muito importantes na vida das crianças. A adaptação deve respeitar o tempo de cada uma, até que ela se sinta segura no ambiente ainda desconhecido. Alguns aspectos são fundamentais para que a adaptação seja bem sucedida:

    O processo deve ser individualizado, respeitando as necessidades específicas de cada família;

    O tempo de permanência na escola deve aumentar gradativamente, para que o aluno adquira confiança de que aquele é um espaço interessante e de que os pais voltarão para buscá-lo;

    Esse aumento gradual deve respeitar a capacidade de cada criança, não deve ser imposto de forma única para todas;

    Nos primeiros dias, a presença dos pais na escola é essencial; o adulto responsável deve sempre se despedir da criança;

    É papel da escola acolher os sentimentos de pais e alunos.

Outro ponto importante é dizer a verdade para a criança em todas as situações. O tempo necessário para estabelecer o vínculo inicial com a professora ou auxiliar de sala é de cerca de sete a dez dias e, aos poucos, seu círculo de contatos aumenta até que se sinta.

IDENTIDADE

logo projeto vida
logo projeto vida

FORMAÇÃO CULTURAL

Consideramos a formação cultural um princípio e por isso prevemos ações intencionais dirigidas aos alunos, funcionários e famílias.


logo projeto vida

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Consolidamos ações que viabilizam a defesa e a prática da dignidade humana, o respeito às diferenças, solidariedade, e às leis e às formas simbólicas de inserção do sujeito nas instâncias coletivas.

logo projeto vida

FORMAÇÃO DE VALORES

A história da Escola Projeto Vida está solidamente apoiada em valores humanos e éticos e na convicção de que princípios democráticos e o exercício da cidadania são também pilares do seu fazer pedagógico.

logo projeto vida

PEDAGOGIA ATIVA

Oferecemos situações de ensino que possibilitam o protagonismo do aluno, a aprendizagem com significado - sentido e contextualização, desafios, criatividade, colaboração e uso de novas tecnologias.