A EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
MÚSICA

MÚSICA – A PARTIR DO G1

A música é parte integrante da vida das crianças desde o primeiro contato com o mundo. A criança ouve música, brinca, dança e toca diversas fontes sonoras espontaneamente desde bebê e, a educação musical vem ampliar este universo de conhecimento, de comunicação e expressão, de linguagem sensível ligada ao conhecimento artístico, estético e criativo.

Nas aulas de musicalização infantil as crianças se desenvolvem de forma lúdica através de jogos, brincadeiras e exploração de fontes e materiais sonoros, aspectos específicos da linguagem musical como os parâmetros do som: timbre, altura, intensidade e duração. Explora, experimenta e desenvolve uma escuta ativa, crítica e criativa.

A musicalização infantil desenvolve também outros importantes aspectos da formação global das crianças tais como a atenção, concentração, coordenação motora, percepção auditiva, raciocínio, sensibilidade, expressividade e respeito a si e ao grupo.

Empenhados com a formação cultural dos alunos selecionamos para trabalhar os aspectos acima relacionados, um repertório variado, com foco nas canções infantis, música de orquestra, músicas significativas da cultura brasileira e de outros povos.



CORPO E MOVIMENTO

A CULTURA CORPORAL se faz no decorrer de toda a vida e representa a história e a maneira que o homem expressa e comunica ideias, sentimentos e emoções. É também pelo corpo que aprende e cria vínculos sociais. Esse processo é muito intenso na primeira infância e durante toda a educação infantil quando a criança está descobrindo e construindo outras possibilidades de interação com o mundo além de seus gestos e movimentos que ficarão cada vez mais elaborados. O desenvolvimento esperado de outras linguagens, a oral e a escrita, por exemplo, são resultantes das experimentações com o corpo em um ambiente favorável a exploração de todas as potencialidades. Com esse olhar a Escola Projeto Vida entende a Educação Física, que no Infantil denominamos CORPO E MOVIMENTO, como uma área de conhecimento que valoriza a experiência, amplia a discussão do movimento humano e considera o objeto de ensino e aprendizagem a cultura corporal.

BRINCAR é o grande eixo de trabalho na Educação Infantil. Constitui uma ação necessária para a organização psicomotora individual e regulação coletiva. Ao brincar a criança elabora questões internas e busca soluções, assim como os adultos o fazem através das artes e das manifestações populares. Processos corporais de elaboração pelo movimento! Como um aprendiz aprende com um mestre na educação não formal, pretendemos valorizar as relações entre o aluno e os professores e as trocas entre as crianças de diferentes idades. Aproveitaremos as atividades do dia-a-dia das turmas como instrumentos para o desenvolvimento integral do corpo e movimento de cada criança em uma ação interdisciplinar. Apresentaremos propostas ligadas aos brinquedos cantados e jogos com regras e estratégias, artes plásticas e visuais, contação de história, danças populares, artes cênicas, criações e improvisações com brinquedos e materiais.

No 1º ano do Ensino Fundamental a criança está finalizando o período que viveu na educação infantil e num processo gradual de preparação para a nova fase de aprendizado, novos e mais elaborados desafios irão compor as atividades de CORPO E MOVIMENTO, além de todo o repertório da cultura corporal já conquistado, principalmente em relação às atividades coletivas, jogos de regras e brincadeiras com elementos e materiais pré-desportivos.

Objetivos:

● Estimular o conhecimento corporal, suas partes e possibilidades de movimentos;
● Descobrir através de atividades lúdicas, suas possibilidades corporais e organização motora para o movimento;
● Conhecer elementos de manifestações populares da cultura brasileira e do mundo;
● Respeitar as regras, iniciando com pequenos combinados;
● Desenvolver a atenção, a concentração e a socialização;
● Comunicar-se pela linguagem oral e corporal;
● Conhecer e ampliar suas possibilidades motoras globais e expressivas relacionadas à dança, jogos e brincadeiras, música, teatro, artes plásticas e visuais.

Conteúdos:

● Esquema e imagem corporal;
● Dominância lateral;
● Coordenação viso-motora;.
● Orientação espaço-temporal;
● Habilidades de andar, correr, rolar, rastejar, engatinhar,girar, saltar, arremessar,chutar, agarrar, subir, descer;
● Jogos, brincadeiras e danças da cultura tradicional;
● Habilidades de equilíbrio;
● Aproveitamento das atividades de leitura, pintura, argila, escultura, colagem e outras para as explorações e improvisações de movimento, individuais e coletivas;
● Construção de regras e combinados;
● Exploração de ritmo corporal;
● Atividades cantadas e musicadas, repertórios culturais.



FORMAÇÃO DE LEITORES

A leitura compartilhada permite o trabalho com a ampliação da proficiência dos alunos no que se refere à leitura de textos mais extensos e complexos, programando a leitura parte a parte. A partir da leitura prévia de cada parte, a professora promove a discussão coletiva das mesmas, ensinando procedimentos de recuperação da parte lida anteriormente.

O trabalho de discussão compreende também a mobilização de capacidades de leitura para a atribuição de sentido ao texto, considerando suas características mais específicas. Além disso, esta modalidade permite ainda, o trabalho com a obra de determinado autor, pois possibilita a problematização de suas especificidades de estilo e de tratamento temático.

A leitura compartilhada é uma modalidade essencial para formação de leitores, uma vez que é possível, por meio dela, a construção de autonomia leitora progressiva. A professora, como leitora mais experiente, vai explicitando as estratégias de leitura que todo leitor proficiente já traz incorporadas.



RODA DE LEITURA

As Rodas de Leitura são previamente agendadas na Biblioteca pelos professores de sala e realizadas de três formas:

Roda de mesa ou livre: Os livros são selecionados por faixa etária de cada sala e são expostos em uma mesa onde os alunos escolhem livremente aquele que querem ler, trocando informações e ideias com os colegas sobre as leituras já realizadas. Após lerem os livros (15 dias) trazem suas resenhas e as lêem para o grupo.

Roda de apresentação: Os livros são apresentados por meio da leitura de resenhas previamente elaboradas pelas educadoras da biblioteca.

Roda de histórias: As professoras solicitam para as educadoras da biblioteca temas ou histórias que gostariam que fossem apresentadas aos seus alunos como complemento de um determinado trabalho desenvolvido em sala de aula. As educadoras da biblioteca apresentam as histórias simplesmente lendo-as ou utilizando recursos cênicos como figurinos e objetos.

A biblioteca está localizada na Unidade de Ensino Fundamental e os alunos da Unidade de Educação Infantil frequentemente se deslocam para participarem desta rica atividade de leitura.

A biblioteca mantém parte de seu acervo na Unidade Infantil para que os alunos e professores possam utilizar os livros infantis na sala de aula.