A EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL

A EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO INFANTIL
PERGUNTAS FREQUENTES

Escolher a escola ideal para seu filho não é fácil, especialmente porque um erro nesse momento pode trazer consequências negativas ao desenvolvimento e bem estar das crianças. Para ajudá-lo nessa tarefa, respondemos as principais questões das famílias sobre Educação Infantil e preparamos um infográfico com dicas para escolher a escola de seu filho.

Qual a função da Educação Infantil?

A Educação Infantil é uma etapa muito importante na escolarização, pois atende a crianças pequenas em um momento de desenvolvimento social, emocional e intelectual e deve responder às especificidades dessa fase. O papel da escola nesse período é promover a interação entre crianças e seus pares (outras crianças e adultos), convidá-las, por meio da brincadeira, a conhecerem mais do mundo e de si. É momento de brincar, relacionar-se, experimentar e investigar. Na Projeto Vida, enxergamos a criança como sujeito ativo e seus questionamentos são a fonte principal de sua aprendizagem. Assim, estimulamos suas curiosidades e perguntas em um processo de investigação em parceria entre educador e criança.

O que preciso observar ao visitar a escola para crianças na primeira infância?

Na Educação Infantil, o espaço tem um papel muito importante. Deve ser estimulante e desafiador, com ambientes internos flexíveis - que admitam diferentes configurações e usos - e áreas externas ricas em elementos naturais - terra, árvores frutíferas, horta, animais, pássaros soltos. Observe se as paredes da escola apresentam as produções das crianças e se esses trabalhos revelam processos em que os alunos foram protagonistas. Além disso, as relações entre as crianças e com os adultos devem ser baseadas no respeito e interesse recíproco. Vistos como sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem, os alunos devem ter acesso a materiais interessantes, a elementos de pesquisa e recursos tecnológicos. A escola deve ser moderna, inovadora e consciente do ponto de vista social e sustentável.

Como deve ser o espaço da escola de Educação Infantil?

Na Educação Infantil, o espaço tem um papel muito importante. Deve ser estimulante e promover a interação, a investigação e desenvolvimento psicomotor da criança. Os ambientes internos devem ser flexíveis, podendo ser montados em diferentes configurações e para usos diversos. Também é fundamental o acesso a uma área externa rica e desafiadora - porém segura -, que permita o contato com a natureza. O senso estético deve ser levado em conta, evitando cores gritantes e imagens de personagens da mídia, respeitando a necessidade das crianças de poderem descansar o olhar ao mesmo tempo em que têm elementos interessantes ao seu alcance. As paredes devem apresentar as produções das crianças, revelando o protagonismo das crianças nos processos de aprendizagem e criação.

Por que o contato com a natureza é importante na infância?

O contato com a natureza é importante em todas as fases da vida, mas na infância tem um papel ainda mais central, pois é o momento em que estamos nos desenvolvendo e formando nossa base emocional e de valores. Uma escola com área verde, árvores, terra, flores e pássaros soltos permite que a criança circule ao ar livre e observe os ciclos externos e, então, faça relações com seu próprio funcionamento. A natureza fornece às crianças um verdadeiro universo de investigações! Atualmente, vivemos nas grandes cidades em apartamentos e lugares fechados e restritos, privando as crianças de terem contato diário com a natureza. Além do acesso ao ambiente natural, também é importante que a escola tenha educadores atentos à natureza, para ajudar o grupo a observar e fazer conexões. Cuidar dos animais e das plantas, cultivar, ver crescer e se desenvolver, entender suas necessidades é também uma maneira de entender nossas próprias necessidades.

Como é feita a adaptação?

O início da vida escolar ou a entrada em uma nova escola são momentos importantes na vida das crianças. A adaptação deve respeitar o tempo de cada uma, até que ela se sinta segura no ambiente ainda desconhecido. Alguns aspectos são fundamentais para que a adaptação seja bem sucedida:

  • O processo deve ser individualizado, respeitando as necessidades específicas de cada família.
  • O tempo de permanência na escola deve aumentar gradativamente respeitando a capacidade da criança para que adquira confiança de que aquele é um espaço interessante e de que os pais voltarão para buscá-lo, portanto não deve ser imposto de forma única para todas.
  • Nos primeiros dias, a presença dos pais na escola é essencial; o adulto responsável deve sempre se despedir da criança.
  • É papel da escola acolher os sentimentos de pais e crianças.
  • A verdade é o princípio para o processo de adaptação, pois a criança só pode confiar no adulto e sentir-se segura diante da verdade.

Assim, é fundamental dizer a verdade para a criança em todas as situações. O tempo necessário para estabelecer o vínculo inicial com a professora ou auxiliar de sala é de cerca de sete a dez dias e, aos poucos, seu círculo de contatos aumenta até que se sinta segura.

Qual deve ser a formação das professoras de Educação Infantil?

Uma formação acadêmica sólida é fundamental para garantir a qualidade da equipe docente. Todas as turmas de Educação Infantil na Escola Projeto Vida têm pelo menos duas educadoras, sendo uma professora titular e uma auxiliar. As professoras de sala são pedagogas formadas e as auxiliares são formadas ou em processo de formação em Pedagogia. Grande parte da nossa equipe tem pós-graduação, cursos de extensão e de atualização. Além disso, temos um processo de formação continuada permanente na Projeto Vida, com reuniões formativas semanais. Também mantemos um Centro de Formação Continuada para profissionais da Educação - o FOCO - que oferece descontos para professores da escola.

Qual o número máximo de criança por classe?

Nossos grupos têm o limite de 18 crianças, sendo no máximo 6 por adulto para o G2 (turmas com mais de 12 crianças têm uma professora e duas auxiliares). Para o G3, G4 e G5, temos o máximo de 20 crianças por turma, com uma professora e ao menos uma auxiliar. Para o 1º ano, o limite é de 22 crianças, também com uma professora e ao menos uma auxiliar.

Qual enfoque pedagógico a Escola Projeto Vida adota?

Acreditamos numa criança potente, criativa e em movimento, curiosa diante do mundo e atenta à sua realidade. Compartilhamos a concepção de criança exposta no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que entende a criança como “um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura”. Na Educação Infantil desenvolvemos um trabalho pautado no acolhimento, no respeito à infância, no olhar cuidadoso e na escuta atenta às crianças.

Definimos alguns pilares que estruturam nosso trabalho e que são a base de nossas atuações e do planejamento das situações de aprendizagem. Nesse sentido, podemos dizer que são conteúdos transversais, pois perpassam todas as nossas propostas pedagógicas: as interações, a brincadeira e a educação em valores. Desde muito pequenas, as crianças são capazes de interagir com o mundo, a partir dos recursos que lhes são oferecidos. Dessa forma, praticamos uma pedagogia que entende que o avanço do conhecimento se dá nas interações da criança com seus pares, com os adultos e com um ambiente preparado com cuidado.

Na Projeto Vida, temos a brincadeira como eixo norteador do planejamento, mas vamos muito além, aproveitando tudo o que esta brincadeira pode oferecer como aprendizagem, sem que se dissocie da diversão. Nossa proposta se apoia na construção cultural e lúdica, pautada em uma ética que contribui com a formação de um sujeito capaz de cuidar de si e se colocar no lugar do outro, para que tenha condições de agir no mundo, guiado por princípios éticos e morais.

Que material pedagógico a escola usa?

Na Educação Infantil, não utilizamos um material didático padrão, aplicado para todos as turmas de uma determinada série, com exceção das aulas de inglês, que utilizam o material do método Systemic Bilingual. Desenvolvemos projetos ao longo do ano, em parceria entre crianças e educadores. Assim, o material é criado de acordo com o que cada grupo está investigando, os conhecimentos prévios sobre o assunto e o que pode ser desenvolvido.

As crianças são alfabetizadas na Educação Infantil?

Na Educação Infantil, as crianças se aproximam bastante dos processos de leitura e escrita. Investimos muito na oralidade, em boas situações de conversa e de leitura. Existe uma literatura específica para bebês e crianças pequenas. Nos grupos 3 e 4, as crianças fazem muitos trabalhos artísticos e começam a se interessar pela escrita, apoiadas em uma referência forte: o próprio nome. Não temos a pretensão de alfabetizar, mas isso acontece naturalmente, pois é relacionado ao conhecimento de mundo. Boa parte das crianças chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental quase alfabetizada e bastante apropriada dos números e sistema de numeração.

Que aulas as crianças têm na Educação Infantil?

A Base Nacional Comum Curricular estabelece os campos de experiência que devem ser cobertos pela Educação Infantil:

  • O eu, o outro, o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Escuta, fala, linguagem e pensamento.
  • Traços, sons, formas e imagens.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

As propostas desenvolvidas no dia a dia com as professoras polivalentes contemplam esses campos de experiência, que são ainda mais enriquecidos por aulas com professores especialistas em música, corpo e movimento e inglês. Na Projeto Vida, as crianças da Educação Infantil têm uma forte vivência da língua inglesa por uma hora todos os dias (veja mais informações sobre o ensino de inglês na próxima pergunta).

Como é o ensino de inglês na Educação Infantil da Escola Projeto Vida?

Nossos alunos aprendem a língua inglesa através de atividades variadas, integradas à rotina e aos demais campos de experiência. Na Projeto Vida, o inglês é utilizado como meio de comunicação e instrução, e não como objeto de estudo. Aprende-se em inglês! Nossa proposta é baseada em experiências bem sucedidas do Canadá e Estados Unidos e as aulas de língua inglesa estão em consonância com nossos princípios e valores e totalmente integradas à proposta pedagógica. Como a exposição ampliada ao idioma favorece o maior domínio da língua estrangeira, desde 2018, ampliamos ainda mais a carga horária das aulas de inglês na Educação Infantil, atingindo uma hora diária. Além da ampliação da carga horária, as aulas regulares de inglês passaram a usar o mesmo método e material pedagógico de nosso curso complementar, o Systemic Bilingual.

Existe uma avaliação dos alunos da Educação Infantil?

Sim, existe uma avaliação contínua do desenvolvimento de cada criança e do grupo. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil prevê que a criança deve ser avaliado individualmente e em relação a ela mesma, não em relação ao grupo: como essa criança chegou, como está o processo de aprendizagem e como ela sai. Apesar de a avaliação ser contínua, os pais a recebem de forma pontual, em murais virtuais mensais que revelam trajetórias do grupo, em atendimentos individuais com a professora, em reuniões de pais e em um relatório alimentado ao longo do ano e entregue no final do ano letivo. Além disso, as famílias têm acesso à escola sempre que desejarem ou necessitarem.

Por que a Escola Projeto Vida mantém o 1º ano do Ensino Fundamental na unidade de Educação Infantil?

Mantemos o 1º ano do Ensino Fundamental no espaço da Educação Infantil para facilitar a transição entre os dois segmentos. Essa transição já implica em uma mudança estrutural grande para as crianças e consideramos um facilitador estar em um ambiente em que ela esteja familiarizada - isso vale também para as crianças vindas de outras escolas, pois o espaço da Educação Infantil mantém elementos em comum ao que elas já conhecem. Ao longo do 1º ano, realizamos uma série de ações para aproximar e adaptar crianças e famílias ao Ensino Fundamental I e ao espaço ocupado a partir do 2º ano. Isso permite uma ruptura menor e uma transição saudável.

Como é a alimentação na Educação Infantil?

Na Projeto Vida, acreditamos que a alimentação é uma esfera muito importante da vida, da socialização e da educação das crianças. Em todos os segmentos, do berçário ao Ensino Fundamental II, zelamos no cuidado com a alimentação e orientação nutricional. Contamos com uma nutricionista todos os dias na escola para elaborar o cardápio, orientar equipe e pais e acompanhar as especificidades das crianças e temos uma cozinha exclusiva para o preparo de refeições. Casos de restrições alimentares são tratados individualmente, de acordo com as prescrições e orientações médicas. Crianças que ficam período estendido almoçam na escola, com cardápio definido pela nutricionista e com diferentes opções de variedade, sucos e frutas.Todo o consumo é registrado e os pais das crianças menores recebem diariamente o relatório de consumo.

A escola fornece lanche ou devo mandar de casa?

Oferecemos as duas opções. Temos o lanche preparado em nossa cozinha e sob supervisão de nutricionista, com frutas, sucos naturais, lanches e pães saudáveis. As famílias que preferirem podem mandar o lanche de casa, com a orientação para que façam escolhas saudáveis e não incluam alguns itens, como balas e biscoitos recheados. Algumas famílias optam por enviar o lanche, mas adquirir o suco da escola, totalmente natural e feito na hora.

Como é a rotina na Educação Infantil?

A rotina é estabelecida pela professora junto com o grupo. Fixo: horários de entrada e saída, refeições, aulas com especialistas. A escola define horários fixos para cada grupo: parque, inglês. O horário definido pela professora com o grupo tem regularidade, a rotina também se diversifica para oferecer momentos de todo o grupo junto, de agrupamentos menores, dentro e fora da sal, brincadeiras mais concentradas, mais corporais, de leitura. A rotina vai se tornando diversificada para a criança não ficar um longo tempo numa condição. Dentro do planejamento de diversidade, há uma regularidade. Mas também é flexível para lidar com os imprevistos. Três princípios norteadores: regularidade, flexibilidade e diversidade. Dentro de um contexto de continuidade. A coisa não vai se repetindo, vai aprofundando.

Quais são os horários da Educação Infantil?

As aulas da manhã acontecem das 8h às 12h e as aulas da tarde, das 13h30 às 17h30. A Escola Integrada, nosso programa de período integral, funciona das 7h às 19h e as horas são contratadas de acordo com a necessidade de cada família.

A Escola Projeto Vida tem período integral na Educação Infantil?

O alicerce do trabalho e da ação com as crianças é o tempo de qualidade. Tempo de quintal, de convívio, de sons, de aromas da infância. O universo da criança é vivido a seu ritmo para que ela o explore, descubra, reviva e para que revisite experiências. A pesquisa, a exploração de materiais e temas de interesse do grupo são os norteadores de uma rotina lúdica, leve, e repleta de vivências tecidas na sensibilidade, curiosidade e intensidade das crianças.

O alicerce do trabalho e da ação com as crianças é o tempo de qualidade. Tempo de quintal, de convívio, de sons, de aromas da infância. O universo da criança é vivido a seu ritmo para que ela o explore, descubra, reviva e para que revisite experiências. A pesquisa, a exploração de materiais e temas de interesse do grupo são os norteadores de uma rotina lúdica, leve, e repleta de vivências tecidas na sensibilidade, curiosidade e intensidade das crianças.

Que atividades as crianças fazem no contraturno das aulas?

A Escola Integrada é um ambiente diferenciado que reúne crianças de diferentes idades. Espaço de brincadeira e investigação, com projetos que perseguem os interesses dos alunos. Horta, culinária, construções, arte com elementos naturais, contação de histórias e muito contato com nosso quintal repleto de natureza são apenas algumas das atividades desenvolvidas na Escola Integrada.

Quais são os cursos complementares ou extracurriculares oferecidos?

Oferecemos uma série de cursos complementares com o objetivo de ampliar ainda mais a formação cultural de nossos alunos. As modalidades disponíveis para a Educação Infantil são: ballet, judô, capoeira, circo, futsal e teatro.

Quais são os diferenciais da Educação Infantil da Escola Projeto Vida?

Desenvolvemos um projeto pedagógico sólido com base nos seguintes pilares:

  • Projeto estruturado de formação continuada: nossa equipe pedagógica é qualificada e está em permanente formação, com tempo destinado ao estudo. Profissionais preparados e com olhar atento para as individualidades, para explorar a melhor forma como cada aluno aprende.
  • Nossa estrutura pedagógica de suporte ao aluno contempla uma professora e uma auxiliar de classe, uma nutricionista todos os dias na escola, coordenação de inglês, coordenação cultural, assessora pedagógica em tecnologia, avaliação fonoaudiológica e assessoria médica.
  • Nosso espaço é privilegiado, amplo e arborizado. Organizamos os ambientes intencionalmente para o brincar e o aprender, pois entendemos o brincar como modo singular pelo qual as crianças interagem, se expressam e aprendem.
  • Convívio com diferentes tipos de animais, árvores e muita área verde, permitindo às crianças andar descalças, brincar na areia e no barro, criar no ateliê de artes ao ar livre, comer frutas no pé e cuidar da horta.
  • Acolhimento e individualização: nossa equipe tem como premissa o olhar cuidadoso e a escuta atenta para as individualidades, acolhendo toda a família como parceira no processo educativo.
  • Aprendizagem ativa e participativa, por meio do ensino desafiador, interação, exploração e investigação. Criamos contextos educativos que exploram o melhor de cada criança, respeitando o modo como cada uma aprende e propondo desafios ajustados ao seu momento de aprendizagem.
  • Proposta pedagógica que transcende o domínio cognitivo e visa a formação integral do aluno, desenvolvendo também os domínios intra e interpessoal.
  • Sólida formação cultural e ampliação das formas de expressão através das diferentes linguagens: verbal, corporal, artística, visual e digital.
A escola oferece desconto para irmãos?

Sim, oferecemos 10% de desconto para o segundo irmão e 15% para o terceiro.

A escola oferece bolsa de estudos ou descontos?

Oferecemos bolsa social a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com base em critérios definidos da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Educação. A seleção é feita a partir de análise da ficha financeira da família e grau de aprendizagem do aluno. A renovação do benefício é anual e a abertura de novas vagas depende da reavaliação das famílias atualmente contempladas.

Pedidos de desconto, por sua vez, são analisados com base na renda e situação vivida por cada família, mediante entrega de documentação comprobatória, e variam de 0 a 20%.

Qual o valor da mensalidade?

As mensalidades na Projeto Vida custam a partir de R$ 2.000, variando conforme a série, número de horas e serviços opcionais contratados (Escola Integrada, alimentação e cursos complementares). Informações específicas sobre a série de seu interesse podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2236-8345.

Há sistema de monitoramento por câmeras?

Adotamos o monitoramento por câmeras somente da rua e portaria, com foco na segurança e maior controle de acesso às nossas instalações. Optamos por não monitorar nossas áreas internas, pois observamos que escolas com essa escolha geralmente sentem a necessidade de vigiar equipes e alunos o tempo todo. Cuidamos muito da seleção de nossos profissionais, o que nos permite uma confiança grande tanto nos aspectos pessoais quanto na habilidade técnica. Acompanhamos a formação e a coerência ética enquanto ser humano e acreditamos que essas qualidades não são captadas por câmeras.

IDENTIDADE

FORMAÇÃO CULTURAL

Consideramos a formação cultural um princípio e por isso prevemos ações intencionais dirigidas aos alunos, funcionários e famílias.


RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Consolidamos ações que viabilizam a defesa e a prática da dignidade humana, o respeito às diferenças, solidariedade, e às leis e às formas simbólicas de inserção do sujeito nas instâncias coletivas.

FORMAÇÃO DE VALORES

A história da Escola Projeto Vida está solidamente apoiada em valores humanos e éticos e na convicção de que princípios democráticos e o exercício da cidadania são também pilares do seu fazer pedagógico.

PEDAGOGIA ATIVA

Oferecemos situações de ensino que possibilitam o protagonismo do aluno, a aprendizagem com significado - sentido e contextualização, desafios, criatividade, colaboração e uso de novas tecnologias.