DESTAQUES
NAVE A VELA E GEEKIE ONE

DESTAQUES
NAVE À VELA

A cultura maker é vivenciada na Projeto Vida desde 2017. Acreditamos no potencial das atividades mão na massa a favor da aprendizagem, ampliando a capacidade de análise crítica do mundo ao nosso redor e transformando os estudantes em produtores de conhecimento e tecnologia, ao invés de meros consumidores. Temos parceria com a Nave à Vela, especializada em implantar espaços e dinâmicas makers em escolas, e o programa faz parte da grade regular do nosso Ensino Fundamental II.

A partir de projetos com atividades práticas, ferramentas manuais, componentes de eletrônica, impressoras 3D e outras máquinas de fabricação digital, os adolescentes abordam conteúdos curriculares de maneira exploratória, instigante e multidisciplinar. O trabalho é focado não apenas no conhecimento em si, mas também nas articulações e construções feitas a partir dele. Com objetivo de desenvolver a capacidade do aluno para ler o mundo ao seu redor e habilidades para transformá-lo, o programa está integrado ao trabalho pedagógico em todas as nossas turmas do 6º ao 9º ano.


GEEKIE ONE

Para potencializar a aprendizagem dos alunos de forma individualizada, adotamos no Ensino Fundamental II a plataforma Geekie One, que une conteúdo de excelência e tecnologia. A plataforma substitui os livros didáticos do 6º ao 9º ano e facilita o acompanhamento de cada estudante de maneira ainda mais completa e personalizada, o que permite trabalhar dificuldades e estimular potencialidades individualmente.

A plataforma não é um sistema de ensino, sendo totalmente condizente aos nossos princípios e projeto pedagógico, permitindo a customização dos conteúdos e sequências didáticas por nossos professores e coordenação pedagógica. Por ser digital, a Geekie One também oferece maior agilidade na atualização dos conteúdos quando comparada aos livros didáticos convencionais.

Criada em 2011 por um mestre em Educação pela Universidade de Stanford, a Geekie é referência em educação inovadora no mundo e recebeu diversos prêmios, inclusive o WISE, considerado o “Oscar da Educação”. O conteúdo pode ser acessado de Chromebooks e iPads e nossos alunos do 6º ao 9º ano recebem gratuitamente um Chromebook. Assim, todos os estudantes têm acesso ao mesmo modelo de equipamento, o que facilita o trabalho em sala de aula e aumenta a equidade.