Geekie One na Projeto Vida: experiências de aprendizagem e inovação

Nos últimos anos, a equipe pedagógica da Escola Projeto Vida debruçou-se sobre a nova Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Em 2019, todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental deveriam adaptar seus currículos e nós estudamos a BNCC a fundo entre 2017 e 2018 para implantá-la da melhor forma. Nessa busca, conhecemos a plataforma Geekie One, que adotamos para os alunos do Ensino Fundamental II.

Por serem estáticos, os livros didáticos não estão adaptados à nova Base, dificultam o trabalho interdisciplinar, a aplicação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e demoram para ser atualizados. Encontramos no Geekie One um material didático alinhado às exigências da BNCC e ao nosso projeto pedagógico.

Nesse primeiro ano de uso da plataforma digital, destacamos como principais benefícios para alunos e equipe pedagógica:

BNCC
As diretrizes estabelecidas pela Base alteraram a estrutura do Ensino Fundamental, exigindo abordagens interdisciplinares e o desenvolvimento de habilidades e competências. O modelo do Geekie One permite a aplicação dos conteúdos curriculares de diferentes maneiras e de acordo com nosso projeto pedagógico e planejamento. O Ministério da Educação prevê que dentro de cinco anos todo o material didático deverá ser digital, permitindo a interação do aluno (e não apenas versões digitalizadas de livros).

Metodologias ativas
O estudante do século XXI já nasceu no mundo digital e aprende de formas muito diversas. A neurociência mostra que um adolescente de hoje é capaz de fixar a atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas seu foco dura menos tempo. São cérebros adaptados a receber inúmeras imagens e a fazer links entre diferentes temas. A plataforma digital proporciona o uso de diferentes linguagens, de conexões entre assuntos e de materiais complementares. Também é capaz de acompanhar as informações que circulam no mundo atual praticamente em tempo real. Quando as Torres Gêmeas sofreram o atentado terrorista em 11 de setembro, nos Estados Unidos, acompanhamos o desastre pela televisão e internet, mas demorou três anos para os livros didáticos incluírem o fato! 

Para fazerem o melhor uso dos recursos disponíveis, temos investido na formação dos professores em metodologias ativas. Além das capacitações oferecidas pelo Geekie, nossa equipe de tecnologia aplicada à Educação estuda constantemente essa interação e, uma vez por mês, tem encontros de formação com a equipe pedagógica.

Gestão da aprendizagem
As ferramentas disponíveis na plataforma permitem um melhor acompanhamento da aprendizagem pelos próprios alunos, por professores, coordenação e pelas famílias. Os estudantes têm recursos para destacarem assuntos importantes e criarem hashtags a serem acompanhadas nos momentos de estudo e têm atividades indicadas de maneira individualizada para cada um de acordo com suas necessidades. A plataforma identifica os pontos de maior dificuldade e direciona os estudos para que sejam superadas. 

Já os professores têm não só condição de personalizar suas “trilhas” de aulas com os conteúdos que eles escolhem, como acompanham com muito mais facilidade o desempenho dos alunos. Ao estabelecer uma tarefa, por exemplo, o docente vê em tempo real quais alunos completaram a lição, quem acertou, quem errou e quem não chegou a fazê-la. Também sabe quais questões foram mais problemáticas para a sala como um todo ou individualmente para algum aluno. Isso tudo permite que ele direcione seus esforços para solucionar os problemas e ajudar os estudantes a desenvolverem todo seu potencial.

A coordenação também tem acesso ao sistema, criando uma imagem fiel e em tempo real das condições de cada turma, cada professor e até mesmo de cada aluno. Os pais, por sua vez, terão acesso ao desenvolvimento de seus filhos na plataforma a partir de 2020.

Assim, consideramos muito positivo o balanço do primeiro ano de implantação do Geekie One na Projeto Vida. A plataforma mostrou-se mais um recurso a favor de nosso projeto pedagógico, do desenvolvimento das habilidades e competências de nossos estudantes e da vivência diária de nossos valores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *