Ensino Remoto na Projeto Vida

Intencionalidade…. ponto chave do Ensino Remoto

 

Com o início do isolamento social, em meados de março de 2020, o processo educativo sofreu grandes necessidades de uma reestruturação, visto que os espaços físicos de aprendizagem foram fechados e, consequentemente, um olhar muito atento a todo planejamento foi necessário para que pudéssemos, num primeiro momento, readaptá-los para serem vivenciados no ambiente virtual, nosso grande aliado, principalmente neste momento.

Inicialmente utilizamos o termo mais conhecido de todos na educação, denominado Educação à Distância (EAD), um modelo de educação onde todo o processo é desenvolvido para o ambiente virtual e, consequentemente, são utilizadas metodologias exclusivas para esse tipo de ambiente. Sendo assim, apesar de utilizarmos essa denominação, estávamos conscientes de que esse modelo seria, apenas, um norte para iniciarmos a organização das nossas aulas on-line, síncronas (aulas em tempo real com o professor – recurso Google Meet) e assíncronas (atividades a serem realizadas sem a presença do professor, exigindo a autonomia do aluno para a organização do tempo). 

Durante uma semana, de 15 a 22/03, toda a equipe se organizou para construir ou reorganizar os ambientes virtuais de modo a facilitar a comunicação entre professores e alunos.

Na Educação Infantil (Berçário até G5), criamos um site, com informações e orientações de atividades, postadas diariamente, para que as famílias pudessem participar do processo educativo, mantendo uma rotina, além de momentos síncronos para as crianças manterem os  vínculos com seus professores.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ano ao 5º ano) organizamos todo o material pedagógico num ambiente virtual criado com o recurso Google Sala de Aula – Classroom), recurso do pacote Google Suite for Education, da qual, já faz parte do trabalho diário na PV. Como os alunos não possuíam logins individuais, criamos um login de acesso para cada aluno. Desta forma, garantimos a segurança no fluxo das informações.  

No Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º) reorganizamos o ambiente virtual Google Sala de Aula – Classroom, de forma a potencializar ainda mais a autonomia do aluno, dentro de um ambiente que já vinha sendo vivenciado por ele. No Classroom os professores organizaram roteiros de aprendizagem para ajudar o aluno no processo de sua aprendizagem. Além do Classroom, a plataforma Geekie One apoia fortemente nesse processo.

Após algumas semanas, considerado como ensino remoto emergencial, foi possível realizar uma avaliação  desse modelo pedagógico no ambiente virtual com o objetivo de aprimorar nosso trabalho.

Neste momento, pós férias, diante da situação de isolamento que se mantém, nosso objetivo central é estreitar ainda mais os caminhos para garantir a aprendizagem dos alunos. Por isso, nomeamos esse momento de Ensino Remoto Intencional coerente com o projeto pedagógico da instituição.

       

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *