SERVIÇOS
ALIMENTAÇÃO

SERVIÇOS | ALIMENTAÇÃO
ALIMENTAÇÃO INFANTIL

CONCEITO HORA DA ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação saudável e balanceada é extremamente importante, principalmente nas etapas iniciais da vida. Por isso, oferecemos um cardápio especialmente desenvolvido para as crianças, sob a supervisão de uma nutricionista, tanto no almoço quanto no lanche. Um cardápio onde é estimulada a variedade de alimentos, além de não deixar a alimentação monótona, fornece os diferentes nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.

Além disso, implantamos na Educação Infantil (G2 ao 1º Ano) a Roda de Frutas - cada aluno traz uma fruta que, caso não seja consumida na hora do lanche, é cortada e dividida entre os demais, com o objetivo de todos provarem diferentes sabores. Muitas vezes, crianças que normalmente não consomem frutas acabam por experimentar apenas porque o amigo está comendo.

O ambiente foi pensado especialmente para este momento da refeição, sendo bem iluminado e arejado, contribuindo para uma experiência confortável e agradável. A Escola Projeto Vida preza pela qualidade dos alimentos utilizados e preza pelas boas práticas de higiene na manipulação.



LANCHEIRA SAUDÁVEL

O Brasil é um dos países com maior índice de obesidade infantil. Isso se deve ao fato de que crianças estão consumindo cada vez mais fast food, frituras e doces, deixando de lado alimentos essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.

A alimentação saudável é aquela que contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, para garantir o perfeito crescimento, desenvolvimento e o bom funcionamento do organismo da criança. Essa é uma preocupação constante na Projeto Vida, por isso orientamos os pais a preparar um lanche equilibrado, que supra as necessidades de nutrientes e que seja gostoso.

Alguns alimentos saciam a fome menos que outros. A criança come, mas logo pode estar com fome antes da hora. Para evitar esses "picos de glicose" (que é o que desencadeia essa fome inoportuna), é importante sempre combinar um carboidrato, preferencialmente integral (pão, bolo caseiro ou mesmo frutas), com alguma proteína (queijo, iogurte, ovo cozido, castanhas, nozes).

Atenção aos sucos industrializados (caixinha), pois muitos deles contêm muito mais açúcar do que fruta. Observem o rótulo e escolham aqueles em que a fruta ou polpa vem descrita antes do açúcar (isso significa que a quantidade de fruta predomina e não o açúcar). Se possível, de preferência aos sucos feitos em casa ou na escola, pois assim terá certeza de que a quantidade de açúcar não está elevada.

Não é permitido o consumo de refrigerantes, por isso não aconselhamos aos pais enviarem a bebida. Indicamos que não enviem biscoitos recheados, pois isso significa consumo de gordura e açúcar. Pedimos também não enviar "salgadinhos e batatas" de pacote ou lata, pois esses alimentos contêm muito sódio e, alguns, grande quantidade de gordura.

Atenção às quantidades oferecidas: muitas famílias colocam porções exageradas nas lancheiras das crianças por acharem que elas não estão comendo o suficiente, porém, cada uma tem um limite e este precisa ser respeitado. O lanche não é uma refeição, apenas um complemento.

CONTRATAR LANCHE DA ESCOLA

Disponibilizamos o serviço de compra de lanches na escola, com um cardápio equilibrado e saudável, elaborado por nossa nutricionista. Ele é composto por quatro tipos de alimentos: uma bebida (geralmente suco natural, podendo ser alternado por vitaminas, sucos à base de soja e achocolatados), um salgado (sanduíches, tortas, assados, pães, etc.), uma fruta da época e um complemento (biscoitos, cereais, tomatinhos, cenouras, bolo caseiro etc.). Há sempre um opcional, caso a criança não aceite o proposto.

São levados em conta a qualidade e a quantidade de alimentos oferecidos na hora do lanche, pois é importante que não exceda o necessário para complementar as refeições. Em nosso lanche há a opção de contratar somente o SUCO NATURAL, que é feito minutos antes de servir e garantem à alimentação, os nutrientes das frutas. Nossos sucos são feitos com frutas da época, sempre que possível sem adição de açúcar, e as crianças podem repeti-los, se desejarem.

ALIMENTACÃO FUNDAMENTAL

CANTINA E RESTAURANTE

A educação alimentar faz parte de nossa proposta pedagógica e o estímulo ao consumo de alimentos saudáveis está presente em diversas de nossas ações. Na unidade de Ensino Fundamental, nossa cantina oferece opções variadas, saudáveis e equilibradas. Salgados assados (não servimos frituras), sanduíches naturais, sucos de frutas (não servimos refrigerantes), frutas in natura, picolés de frutas e barrinhas de cereais são alguns exemplos. Temos uma ferramenta online que possibilita aos pais acompanharem o que seus filhos compram na cantina e definirem limites diários de consumo, quantidade de cada produto permitida por dia e bloqueio de itens não permitidos.

O almoço é servido pela Sanutrin, empresa especializada no atendimento a escolas, com cardápios elaborados por nutricionista para estimular bons hábitos alimentares. A nutricionista acompanha os alunos durante o período do almoço e participa de ações como rodas de conversa, palestras, campanhas nutricionais e orientação aos projetos alimentares desenvolvidos pelos alunos.

  Recarga eletrônica - Cantina ou Restaurante

ESCOLA INTEGRADA

LANCHE PICNIC DA INTEGRADA

O lanche organizado como piquenique acontece diariamente na Escola Integrada. Nós da Projeto Vida acreditamos que esse momento fortalece os laços entre o grupo, promove a partilha e a comunicação. É tempo de estarmos juntos para conversar, demonstrar preferências alimentares, e estimular as crianças que ainda não conhecem alguns sabores a descobri-los.

Nosso espaço favorece muito o sentido deste momento. Cada dia escolhemos um lugar diferente da escola para o piquenique. Sob a sombra das árvores, ao toque suave da brisa, as crianças podem saborear frutas, tomar o suco natural feito na hora, ou mesmo comer um bolinho ou biscoito caseiro. Todos estes aromas e sabores, compartilhados com o grupo de amigos.

Para garantir a qualidade desta proposta, as crianças que usufruem da Escola Integrada necessariamente precisam consumir o lanche da escola. Desta forma, mantemos o conceito de piquenique, como um momento de lanche descontraído, bem vivido junto aos amigos e muito aguardado por todos.