A EDUCAÇÃO
BERÇÁRIO

A EDUCAÇÃO | BERÇÁRIO
icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
PROPOSTA PEDAGÓGICA

Atendemos em nosso berçário crianças de seis meses a um ano e cinco meses de idade. O fato de estarem juntas, por si só, garante o benefício da convivência entre diferentes faixas etárias, pois a aprendizagem entre pares é indiscutivelmente muito rica. Entretanto, existem demandas específicas nas faixas etárias de 0 a 9 meses e de 10 meses a 1 ano e 5 meses. Por essa razão, em nossa rotina, garantimos momentos em que estão juntas e outros em que as propostas são separadas. Os bebês precisam de maior tempo de sono, momentos mais individualizados e desafios ligados aos aspectos motores de sentar, engatinhar e andar. Isso não os exclui da interação e do conhecimento de si que, intencionalmente, são provocados no cotidiano. As crianças de dez meses, ainda autocentradas, enfrentam desafios voltados para a interação, conhecimento de si e do outro e na relação com o ambiente. Além, é claro, de terem que conquistar maior independência em suas realizações, em especial a de locomoção e a comunicação oral. Isso nos leva a elaborar um currículo apoiado nessas demandas e também no trabalho com o desenvolvimento da identidade, da interação e da autonomia. As aprendizagens ganham espaço nas experiências cotidianas que os bebês e as crianças realizam, por meio da exploração do ambiente, intencionalmente organizado, e da interação com as outras crianças e com os adultos. O desenvolvimento nesta fase está ligado às funções psíquicas da afetividade, do ato motor e da inteligência. A partir dessas observações, pautamos a nossa rotina considerando:


A rotina deve ser organizada de modo a contemplar momentos de cuidados, mas também de exploração do ambiente e ampliação das relações;

A rotina deve ter propostas que contemplem a construção da identidade, a interação e a exploração do ambiente, num contexto lúdico e previamente planejado.

O atendimento deve considerar as necessidades individuais;

A rotina deve estar a serviço das demandas das crianças;

O cuidar e o educar caminham juntos em todos os momentos da rotina;

As educadoras devem se organizar de modo a poderem acompanhar mais de uma situação simultaneamente;

A escola deve oferecer condições para que ela funcione de modo flexível;