ESCOLA INTEGRADA
EDUCAÇÃO INFANTIL

SERVIÇOS | ESCOLA INTEGRADA | INFANTIL
PROPOSTA DE TRABALHO

EDUCAÇÃO INFANTIL
Chamamos de Escola Integrada o espaço e o tempo em que os alunos estão na escola além do período pedagógico da manhã ou da tarde. Inclui o momento que aguardam o início das aulas, o término delas ou estar na escola em período integral.

O alicerce do trabalho e da ação com as crianças é o tempo de qualidade. Tempo de quintal, de convívio, de sons, de aromas da infância. O universo da criança é vivido a seu ritmo para que ela o explore, descubra, reviva e para que revisite experiências.

Para privilegiarmos este olhar, a premissa da pedagogia da escuta norteia os caminhos do tempo vivido na escola. A pesquisa, a exploração de materiais e temas de interesse do grupo são os norteadores de uma rotina lúdica, leve, e repleta de vivências tecidas na sensibilidade, curiosidade e intensidade das crianças.

O privilégio de ter contato com a natureza – com o nosso quintal, e perceber seus sinais na rotina diária nos dá possibilidades de vivências bastante especiais. O espaço, e o que vivemos nele são as mais fortes inspirações para as criações em Artes e para as pesquisas do grupo.

Produções e inferências do grupo acontecem em todo lugar, trazendo novas configurações ao que lhes é conhecido. Recriar, reinventar as possibilidades de interação com os espaços é um dos eixos de trabalho com o grupo da Integrada. Há espaço privilegiado para o brincar, para o aconchego e para viverem ricas experiências.

HORÁRIO

EDUCAÇÃO INFANTIL
DSas 7h30 às 19h

Nota: Os pais podem optar por um horário intermediário, desde que freqüentem o período pedagógico da manhã ou tarde.
O valor a ser pago por esse serviço é calculado de acordo com o número de horas contratadas.

ATIVIDADES

EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Escola Integrada (EI) as crianças de diferentes idades têm o tempo e os espaços ideais para desenvolverem todos os seus talentos. Nos preocupamos em oferecer uma rotina diversificada e rica em propostas e experiências. Concebemos a Escola Integrada como o lugar onde as crianças de diferentes idades têm a oportunidade de experienciar relações com o outro e com a rotina.
Algumas das nossas propostas para a Escola Integrada:

Ritos da casa

Aproximamos as crianças da Escola Integrada, do ambiente e do tempo que passam em casa. Para nós, as delicadezas do dia a dia são muito importantes. A execução da receita dos biscoitinhos doces da Escola Integrada é uma das atividades que resgata essa delicadeza.

Nosso dia é dividido em períodos de várias atividades, como organizar o nosso piquenique, cuidar do nosso jardim – replantando e regando as plantas, guardar brinquedos, entre outras. As atividades acontecem de maneira natural, para que seja despertado nas crianças o desejo de realização de algo para o bem comum.

Vivencias com a arte

Oferecemos às crianças recursos para criarem livremente e assim descobrirem sua linguagem própria no uso de cada material. Na interação com o grupo novas ideias de uso vão surgindo, por isso a troca é um fator muito importante nestas vivências.

Nosso maior propósito não é o produto final, mas sim o fazer, o criar e o recriar. Contudo, muitas produções que surgem no nosso ateliê preenchem as paredes da sala e os espaços da Escola. As criações de cada um conferem personalidade aos espaços.

Descanso e fantasia

No quarto a meia-luz, com uma vela acesa e almofadas espalhadas sobre o tapete nos reunimos para relaxar, ouvir música clássica ou os sons da natureza. Fazemos uma roda para ouvir uma história, muitas vezes contada de boca. Descansar e refazer as energias, exercitar a respiração profunda e pausada para oxigenar o cérebro – com novas ideias.

Nosso quintal

O contato com a natureza afasta a criança do ritmo acelerado da vida na cidade. A pesquisa natural das crianças pelo quintal, ao buscar por vida em pequeninas proporções, acaba por revelar uma joaninha, o corpo mole e colorido das lagartas, ou borboletas que sobrevoam o jardim.

Em nosso grande quintal não há espaço só para a singeleza e encanto da natureza, o movimento também é fator presente! Correr, saltar, experimentar movimentos livres com seu corpo, exercitar o equilíbrio, sentir o ventinho no rosto na balança, a parceria dos amigos na gangorra.

Jogos, dança e brincadeiras

A brincadeira que surge espontaneamente a partir do repertório das crianças é muito valorizada, conduzida e alimentada para que novas ideias surjam. Para movimentar essa criatividade há uma diversidade de propostas que fazemos em momentos específicos da rotina voltados para o brincar.

A dança não pode ficar de fora e para trazê-la temos o gancho das cantigas de roda que sugerem o movimento ritmado. A roda, as mãos dadas, os movimentos, aproximam e fortalecem vínculos no grupo. Juntos, o nosso tempo é traduzido em ricas experiência.