A EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL I

A EDUCAÇÃO | FUNDAMENTAL I
icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
EDUCAÇÃO BILÍNGUE

A Escola Projeto Vida oferece o programa de ensino de inglês da Cultura Inglesa na grade curricular do Ensino Fundamental. O programa se constitui no trabalho de conteúdos em inglês, não de aulas de> inglês no formato de escolas especialistas. Assim, os mais diversos conteúdos serão trabalhados em inglês, buscando a imersão na língua através de propostas que valorizam a cultura, a arte, a literatura, as ciências e outros campos do conhecimento.

A proposta pedagógica da escola será mantida e adicionaremos o trabalho feito na língua estrangeira, em um método baseado em conteúdo escolar interdisciplinar, sem foco na tradicional hierarquia gramatical do ensino de língua estrangeira. A integração de conteúdo e língua dentro da proposta pedagógica da escola permite que nossos alunos se desenvolvam mais rapidamente nesse processo de aquisição do segundo idioma e ainda trará todos os demais benefícios do bilinguismo.

Do 2º ao 5º ano os alunos têm sete aulas de inglês semanais (com 50 minutos cada), totalizando mais de cinco horas de exposição ao idioma por semana no currículo regular. Com um número de horas ampliado, a língua não é apenas tratada como objeto de estudo, mas utilizada para a interação entre alunos e professores e para o aprendizado de conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, trabalhado de forma integrada com a professora polivalente, sempre que possível.

É esperado que a criança seja proficiente para agir em situações do cotidiano, mas que já possa interagir em práticas de linguagem mais complexas sistematizando o conhecimento acadêmico por meio da língua inglesa. Essas práticas de linguagem devem basear-se em eixos estruturantes que partam das vivências e experiências dos alunos levando-as a falar, escrever, vivenciar, brincar, pensar, intervir, investigar e sentir. Para isso, devem perguntar e responder questões sobre si, seus pares e pessoas próximas, mas também sobre o mundo que o cerca. Espera-se também que entrevistem, componham textos orais e escritos, participem, produzam, apreciem e valorizem suas produções e a de outras pessoas por meio da língua.

Devem não apenas ampliar seu vocabulário, como também aprender estratégias de leitura em língua inglesa, mobilizando repertório para antecipar o tema de uma narrativa por meio do título, observação de imagem e/ou recursos multimodais, reconhecer características do portador (título e autor), entre outras características do comportamento leitor. Espera-se que planejem e produzam, com a ajuda do professor e colegas, textos, considerando a situação comunicativa, interlocutores, finalidade ou propósito e o assunto do texto.

A ampliação com outras culturas deve se dar por meio do contato com obras literárias, teatrais, artes visuais, contemplando não apenas países que tenham a língua inglesa como primeira língua. A língua inglesa deve ser uma ferramenta de acesso a outras culturas e modos de agir no mundo.