A EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL I

A EDUCAÇÃO | FUNDAMENTAL I
LEITURA COMPARTILHADA

A leitura compartilhada permite a ampliação da proficiência dos alunos em textos mais extensos e complexos. A partir da leitura prévia de cada parte, a professora promove a discussão coletiva das mesmas, ensinando procedimentos de recuperação da parte lida anteriormente.

O trabalho de discussão compreende também a mobilização de capacidades de leitura para a atribuição de sentido ao texto, considerando suas características mais específicas. Além disso, esta modalidade permite ainda o trabalho com a obra de determinado autor, pois possibilita a problematização de suas especificidades de estilo e de tratamento temático.

É uma modalidade essencial para formação de leitores, uma vez que é possível, por meio dela, a construção de autonomia leitora progressiva. A professora explicita as estratégias de leitura que todo leitor proficiente já traz incorporadas.


RODA DE LEITURA

As rodas de leitura são previamente agendadas na biblioteca pelos professores de sala e realizadas de três formas:

Roda de mesa ou livre: os livros são selecionados por faixa etária de cada sala e são expostos em uma mesa onde os alunos escolhem livremente aqueles que querem ler, trocando informações e ideias com os colegas sobre as leituras já realizadas. Após lerem os livros, trazem suas resenhas e as lêem para o grupo.

Roda de apresentação: os livros são apresentados por meio da leitura de resenhas previamente elaboradas pelas educadoras da biblioteca.

Roda de histórias: as professoras solicitam para as educadoras da biblioteca temas ou histórias que gostariam que fossem apresentadas aos seus alunos como complemento de um determinado trabalho desenvolvido em sala de aula. As educadoras da biblioteca apresentam as histórias simplesmente lendo-as ou utilizando recursos cênicos como figurinos e objetos.